Já ouviu falar em vídeo currículo? Com a pandemia da covid-19, tivemos que nos adaptar com muitas ferramentas para nos comunicar, trabalhar, ver os entes queridos pelas telas… estima-se que a transformação digital foi antecipada/acelerada em pelo menos 10 anos! E é claro que não poderia ser diferente com os processos seletivos.
As empresas precisaram seguir com os processos seletivos de maneira digital e uma das opções para conhecer um pouco mais sobre os candidatos, principalmente para analisar a comunicação, postura e o desejo pela vaga de emprego/estágio anunciada é receber um vídeo currículo.
Mas o que é Vídeo Currículo?
O nome já diz: um vídeo que o candidato faz para se apresentar (e também “se vender” para conquistar a tão sonhada vaga) de uma forma bem objetiva e prática. E olha, vale a pena apostar no vídeo currículo – é muito bom para as empresas e também para os candidatos.
O vídeo currículo é mais dinâmico e é possível apresentar com mais intensidade, emoção e originalidade o perfil, as habilidades, a formação e a trajetória profissional.
E as empresas podem ainda usar um mix de vídeo currículo e currículo tradicional – uma combinação perfeita que pode ser mais assertiva, ágil e eficaz. Afinal, os RH’s/empresários devem acompanhar as tendências da inovação e tecnologia a favor do negócio.
O vídeo currículo também é uma forma de reduzir despesas e otimizar o tempo para as duas partes: para o candidato economiza com deslocamento e para a empresa agiliza as etapas do processo. Muito bacana, né?
Dicas práticas para um vídeo currículo
- Procure um local tranquilo e sem ruídos para não comprometer o som. A iluminação é fundamental para melhor apresentação;
- Posicione o celular na posição horizontal e de preferência que não seja no modo selfie, assim você pode focar e olhar direto na câmera. Ao se ver no modo selfie pode causar aquela vergonha;
- A vestimenta, cabelo, maquiagem e barba são importantes para a sua apresentação. Lembre-se que o recrutador receberá o seu vídeo. É como se você tivesse na entrevista presencial;
- Prepare o seu texto com antecedência. Se for preciso, treine várias vezes antes de gravar;
- Seja objetivo e direto ao ponto. Recomenda-se um vídeo de no máximo 3 minutos;
- Seja original. Fale com naturalidade. Nada forçado. Se conseguir falar de maneira espontânea sem ler textos, será muito melhor.
E aí, preparado para começar o seu vídeo currículo?
Um abraço e até a próxima!
Gostou desse conteúdo? Deixe abaixo o seu comentário!
Ah, e caso conheça ou saiba de alguma outra história interessante ou local bacana em nossa cidade, nos envie!