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Qual empresário que nos dias atuais não quer o profissional certo para a vaga certa em sua empresa? Esse ponto é fundamental, pois o processo seletivo demanda tempo e investimento. A seleção de pessoas bem-feita e com objetivos bem claros proporciona excelentes resultados a médio e longo prazo!

O Recrutamento & Seleção é uma atividade que exige tempo e precisa ser feito por profissionais especialistas, pois no momento da triagem e entrevistas as técnicas certas devem ser aplicadas para melhor assertividade no processo.

Cada um no seu quadrado

Cada vez mais as pequenas e médias empresas insistem em fazer os processos seletivos sem os especialistas adequados – os proprietários com muitas atribuições e responsabilidades não conseguem conduzir a seleção de candidatos e consequentemente vêm a frustração e a percepção que não tem candidatos ideais para a vaga.

Aí vem a reflexão: será que de fato não tem o candidato certo para a vaga ou a empresa não quer investir em um processo seletivo mais profissional?

(Foto: Reprodução)

Então aqui já listo alguns pontos de atenção que podem ajudar as empresas a quebrarem alguns paradigmas.

1 – Não basta apenas anunciar a vaga aleatoriamente!

É importante saber as necessidades da empresa em relação às pessoas, quais os requisitos que o cargo exige, responsabilidades que cabem à pessoa, expectativa da empresa em relação a quem irá preencher a vaga, candidatos disponíveis, formação, experiência na área… Assim, avaliam-se as técnicas que deverão ser aplicadas para atrair interessados que se enquadrem no perfil traçado.

E, além da parte técnica, hoje em dia é fundamental analisar as habilidades comportamentais – inclusive já falei sobre as habilidades técnicas e comportamentais aqui na coluna nesta matéria aqui. Vale a pena conferir. 😉

2 – Faça perguntas direcionadas

Importante buscar candidatos que se encaixem nos valores da empresa, que tenham brilho nos olhos, vontade de aprender e crescer. Por isso as perguntas certas são importantes nesse momento, por exemplo, quais são os planos profissionais em 2/3 anos. Se a resposta for que deseja fazer um intercâmbio, por exemplo, você já tem ideia que não é um colaborador que pode contar a longo prazo, traçar um plano de carreira, promover uma formação, etc.

Claro que pode ocorrer mentiras nesse momento da entrevista, mas se tiver um profissional mais preparado para coordenar, a chance diminui.

(Foto: Reprodução)
3 – Solicitar indicação ou contratar familiares

Você até pode pedir indicação de candidatos para a sua rede de contatos e/ou contratar familiares, mas cuidado! Contrate por competência e não por dó, devido à solicitação de alguém querido. Lembre-se que você precisa de uma pessoa que atenda aos requisitos profissionais da sua empresa. É necessário também se preparar caso não dê certo a indicação, pois certamente haverá uma demissão – daí, como será o contato posterior com o seu amigo ou familiar? Pense nisso!

4 – Não “descarte” o candidato apenas pelo CV

Eu sempre digo: tem que haver um bom senso entre ambas as partes. A empresa precisa ter um candidato certo, mas também precisa reconhecer o candidato, principalmente no quesito de práticas de mercado oferecida para a vaga em questão. A empresa precisa estar aberta a ouvir o candidato e não apenas descartá-lo ao ver um CV ou simplesmente fazer prejulgamentos. O CV é apenas um guia, mas os detalhes serão expostos no face to face (cara, cara) em uma entrevista.

Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer

Steve Jobs

Pense nessa sábia frase! É importante o planejamento para direcionar qual profissional é adequado para a empresa, mas na maioria das contratações é imposto o que a pessoa fará e não a deixa livre para executar, criar, opinar, mudar, etc. Se você é dono da empresa e quer ditar o “bê-á-bá” completo para o profissional contratado, para quê o contratou? Você mesmo pode executar.

Use o talento a seu favor para que ele traga novos insights para a sua empresa e vocês possam crescer juntos! Não o faça de robô, pois certamente perderá esse potencial talento. Delegue e faça follow-up!

5 – Formas de recrutar

Sobre as técnicas de recrutamento a empresa pode optar por diversas maneiras, como: divulgar a vaga em diversos canais, através de indicações de amigos, agências de empregos, consultorias, etc. Mas, o mais importante, é buscar a pessoa certa dentro da empresa que tem a condição de fazer estas entrevistas, com perguntas certas e o mínimo de conhecimento de perfil comportamental para eleger o candidato.

(Foto: Reprodução)

O que muito acontece é que na maioria das vezes a empresa não tem estas técnicas de recrutamento e o processo não flui, contrata mal, colaborador inicia e não era exatamente o candidato certo para a posição, ou seja, processo sem êxito, tempo e investimento comprometidos.

A contratação de consultorias para fazer o processo é uma boa opção quando não se tem expertise neste processo. Além disso, uma consultoria pode aplicar testes, por exemplo, de perfil comportamental para identificar o candidato para a posição em aberto.

Com a pandemia, o processo de recrutamento digital acelerou demais. Plataformas preparadas com inteligência artificial para localizar os candidatos potenciais para a vaga em aberto, processo online para agilizar, entrevistas por vídeo, contato imediato com candidatos e devolutivas para cada fase do processo. Use a tecnologia a seu favor!

Mas e aí, depois de todos estes pontos colocados, vai profissionalizar os seus processos seletivos para ter mais êxito em seu negócio?

Um forte abraço e até a próxima!


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