Será que algum dia você já parou para pensar em como começou a toda a história de Catanduva? Uma cidade tão amada e que poucos sabem sobre o seu nascimento. Por isso, hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre a ‘Cidade-Feitiço’.

Tudo começou no final do século XIX. O seu primeiro nome era Cerradinho, uma palavra indígena de significado “mato rasteiro”, em razão do terreno que possuía, que era localizada. Em 1909, pela Lei n° 1.188 de 16 de fevereiro, o arraial foi elevado para Distrito de Paz e o nome foi alterado para Vila Adolfo, o objetivo foi de homenagear um político de São José do Rio Preto.

Foto: IBGE

Não se sabe exatamente quem são seus fundadores, aqueles que iniciaram o povoado, mas existem duas histórias aceitas por estudiosos. A primeira conta que o local aumentou a população com a família mineira Figueiredo em 1890, no bairro São Francisco, o primeiro do município.

Já a segunda versão, fala que cidade foi fundada por Antonio Maximiano Rodrigues, mineiro que comprou terras em 1890 e fez doações para a Paróquia de São Domingos. A terceira história não aceita, explica que Catanduva foi fundada por Domingos Borges Costa, conhecido por Minguta.

É pela falta de documentação que não há uma história correta sobre a fundação. Mas Maximiano tem um documento de data de 18 de setembro de 1890 no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos da Comarca de Jaboticabal que confirma a sua compra de terras da antiga Fazenda Barra Grande. Hoje, é Catanduva.

O importante é que a cidade de alguma maneira foi construída e recebeu a instalação da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA) em 1910, um símbolo de modernidade e progresso. E foi em 1917, pela Lei n°1.564 de 14 de novembro, que o local foi elevado para município. O momento oficial foi em 14 de abril de 1918 em um clube importante da época, o Clube 7 de Setembro.

E como toda cidade, Catanduva também um lindo brasão e uma bandeira. No brasão, tem ramos de café, algo que trouxe benefícios para a cidade, laranja e cana-de-açúcar. No centro, tem vermelho, amor à pátria porque dariam o sangue se fosse preciso, e uma roda dentada, que é a indústria local.

Foto: Wikipedia

Além de um leão que significa a força do povo e uma parte ondulante com faixas verdes para representar o Rio São Domingos. Por fim, a coroa são as municipalidades. Já a bandeira é colorida de amarelo, as riquezas do subsolo, vermelho, pátria, e o azul, condição climática.


Uma curiosidade: Catanduva é uma palavra tupi de significado “ajuntamento de mata dura”, ou seja, um cerrado.


Qual é a versão que você mais concorda? Existe mais alguma? Conte para nós!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Catanduva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui