Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.

Quem é que nunca passou pela famosa banca de ervas do “Índio” no camelódromo de Botucatu?

Mac Suara ou apenas “Índio”, como é popularmente conhecido aqui na cidade, nasceu no estado de Mato Grosso no Sul, em uma aldeia Kadiwéu no Pantanal, onde morou com os pais e os 15 irmãos até seus 17 anos. Com o sonho de ser piloto de avião desde criança, o menino saiu cedo da tribo e foi para a capital, Campo Grande, para estudar na aeronáutica.

O sonho não durou muito tempo. Com dificuldades financeiras para se manter na cidade, “Índio” abandonou seu sonho de pilotar e começou a trabalhar com os irmãos vendendo ervas e plantas, assunto que eles entendiam muito bem.

A ideia deu tão certo que ele e os irmãos viajavam todo Brasil, passando de cidade em cidade comercializando seus produtos. Em uma dessas passagens, ele conheceu Botucatu, mas não foi apenas a cidade que o encantou, foi Sônia, sua atual esposa, que faria com que nove anos depois dessa primeira passagem, “Índio” escolhesse a cidade dos bons ares como a sua casa. Com 61 anos de idade, ele já coleciona 37 anos morando em Botucatu.

“Eu amo Botucatu, a cidade é muito boa e me acolheu quando eu cheguei, melhor que aqui só a minha aldeia mesmo.” Brinca Mac Suara.

O comerciante coleciona muitas histórias de clientes que tiveram sintomas aliviados com suas ervas.
Foto: Bianca Camargo

Sua banca, que antes ficava localizada na Praça do Bosque, é a mais antiga do Camelódromo de Botucatu. A venda é muito popular na cidade e tem uma vasta variedade de produtos naturais, remédios caseiros, ervas e sementes.

“Tudo que eu aprendi nessa vida foi com a natureza, é nela que a gente encontra todos os remédios para todas as doenças.”

O comerciante que fala três línguas indígenas, só pensa em se aposentar se for para voltar para a sua tribo.

“Quatro vezes por ano visito minha família na tribo, um dia eu vou e fico de vez por lá.”

Foto: Bianca Camargo
Mac Suara logo que chegou em Botucatu.
Foto: Bianca Camargo

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.

5/5 - (8 votes)

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde eu gostaria de saber se vocês tem o contato do índio,ou Horario que eles funciona , pois queria ir lá ,sou de outra cidade ,desde já agradecida

  2. Muito feliz em ter conhecido o índio uma pessoa maravilhosa..Vai fazer muita falta
    Muito triste saber que ele partiu😥

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui