Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Botucatu.

Mesmo diante de tantas tecnologias, o rádio está mais vivo do que nunca no coração dos botucatuenses, e isso se deve à tradição dos programas locais e também a qualidade dos grandes profissionais do rádio que surgiram ao longo da história da nossa cidade.

Quando falamos de radialistas de Botucatu, alguns nomes vem logo em nossa mente, e um desse nomes é o do radialista Vanderlei dos Santos. Nascido na capital, mas com um enorme coração botucatuense.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, Vanderlei já ia a labuta aos 11 anos, vendia queijo para ajudar os pais e os três irmãos em São Paulo. Mas a história de amor com Botucatu, começou quando ele tinha 14 anos, com a vinda da família para a terra dos bons ares.

Aos 17, procurando emprego ficou sabendo de uma vaga para a parte técnica na rádio F-8, a primeira rádio da cidade. Após ir até a rádio realizar uma entrevista, ele conseguiu o emprego. Bingo! A vaga para assistente era sua, mas a sua voz um dia entregaria a sua verdadeira vocação. Em 1974, Adalberto Matos, saudoso radialista botucatuense, ao ouvir a voz do novato fez uma previsão: “Esse menino precisa ter um programa na rádio.”

Paixão pela comunicação

Apoiado pela rádio, Vanderlei teve seus primeiros programas, e sua voz começou a ser destaque na casa de seus ouvintes. É nítido o amor do radialista pela comunicação:

“Eu fui picado pela mosca da comunicação, após isso, nunca mais fui o mesmo.” Conta Vanderlei rindo.

De assistente a dono da rádio

Desde aquele dia, são 45 anos e contando. Hoje, Vanderlei é dono do Grupo VS em Botucatu. O grupo toma conta de duas rádios da cidade: a Municipalista e a F-8. Além disso, o jornalista é a voz da manhã botucatuense com o programa “A Marreta”, que leva as principais notícias da cidade há mais de 30 anos, e ele não pensa em parar:

“A parte que eu mais gosto do programa é a de ajudar o povo. Dar remédio para quem precisa, comida, móveis. Só vou parar mesmo quando Deus quiser.”

Vanderlei dos Santos, hoje aos 64 anos, comanda o programa A Marreta, pela rádio Municipalista.
Foto: Bianca Camargo

O comunicador, coleciona histórias e fatos interessantes. Já entrevistou Presidentes da República, artistas e grandes atletas brasileiros. Já noticiou muitos acontecimentos tristes, mas muitos felizes também.

“Para qualquer área que você trabalhar é preciso amor. Já passei horas sentado esperando por uma entrevista, correndo atrás de notícias, cobrindo reportagens perigosas. O meu compromisso sempre foi com o meu ouvinte.”

Para nós da Solutudo, foi uma imensa honra conhecer e poder dividir um pouquinho da história por trás deste personagem tão importante da nossa cidade.

Ficamos em dúvida sobre como finalizar uma matéria como essa e resolvemos concluí-la com as palavras do próprio Vanderlei:

“Vá além, seja ousado. Faça amizades pelo caminho e impacte as pessoas, a vida é sobre saber se relacionar.”


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Botucatu.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui