A primeira onda de frio chegou, e em Botucatu, uma das cidades mais frias do centro-oeste paulista, os termômetros já registraram na madrugada de quarta para quinta-feira (06 e 07) temperatura na casa dos 10 graus. Como já é de costume, neste período frio do ano, a Assistência Social do Município e a Guarda Civil Municipal se unem para realizar a Operação Migrante, uma ação que recolhe moradores de rua e os encaminha para o Espaço Acolhedor, onde podem tomar banho, receber refeições e ter um local adequado para dormir.

Neste ano, a Operação Migrante foi modificada devido a pandemia do novo coronavírus. Além do Espaço Acolhedor, uma estrutura foi montada no Ginásio Municipal de Esportes, que permitirá a acomodação individual dos acolhidos.

No Ginásio Municipal foram montados box individuais na quadra, onde cada morador terá uma cama, travesseiros e cobertores para passar a noite. Além de poder passar a noite, eles também receberão duas refeições, o jantar assim que chegarem, e o café da manhã. Também será disponibilizado aos usuários um local para banho. Toda a estrutura receberá higienização diária, respeitando as normas da Vigilância Sanitária.

“Nossa preocupação é oferecer conforto e segurança as pessoas em situação de rua. Esta estrutura permitirá o distanciamento seguro para elas descansarem no período de frio, sem o risco de se contaminarem. E todo o espaço será higienizado diariamente”, destacou o Prefeito Mário Pardini.

“Desde o início da pandemia, quando foi decretado o isolamento social, nós mudamos a forma de atendimento do Espaço Acolhedor. Atualmente, um grupo fixo de 22 pessoas que moravam na rua estão alojadas lá, sem sair durante o dia. No Espaço, eles recebem todas as refeições, tomam banho e mantém uma rotina. Por isso, optamos por não levar outras pessoas nesta situação para o local, mas sim providenciar um segundo espaço, que garanta a eles também proteção contra o coronavírus”, explicou Silvia Fumes, Secretária de Assistência Social.

Inicialmente, o Ginásio atenderá cerca de 30 pessoas, mas o espaço poderá ser ampliado se necessário.

Foto: Prefeitura Municipal de Botucatu

“Estas pessoas foram abordadas pelas equipes durante a operação desta noite. Percorremos a Cidade, principalmente locais onde geralmente estes cidadãos pernoitam, e as encaminhamos para o Ginásio. A Operação continuará funcionando como nos anos anteriores, com rondas constantes e também com a ajuda da população nos acionando sempre que verificar pessoas em situação de rua”, completou o Secretário Municipal de Segurança, Marcelo Emílio.

A Operação Migrante ocorrerá até o final do inverno, em setembro. A população pode colaborar acionando a GCM pelo telefone 199, sempre que encontrar alguma pessoa em situação de rua durante a noite.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: bianca.camargo@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui