Não há como negar a importância das redes sociais como um instrumento necessário, que pode ajudar e muito algumas causas, a velocidade da notícia e o seu englobamento, faz com que as questões enfrentadas, sejam compartilhadas, em um breve espaço de tempo, estimulando reflexões e possíveis mudanças de comportamento.
A luta pelas causas ambientais vem crescendo (ainda bem), e temas como a preservação do meio ambiente, o descarte correto do lixo e assuntos que visam atitudes em prol de um mundo mais sustentável também.
Em Botucatu há algumas pessoas que realizam um trabalho muito bonito de conscientização, Patricia Shimabuku é uma delas.

Nascida em Marília (a terra da bolachinha), Patricia Shimabuku, 35 anos, é professora, já foi pesquisadora, é ativista socioambiental e muitas outras coisas. Formada em farmácia industrial, ela conta como Botucatu se tornou sua “terra do coração” e da onde vem o seu carinho com a cidade dos Bons Ares:

“Cheguei em Botucatu há 10 anos por conta do trabalho da pós-graduação. Conheci a Cuesta de Botucatu fazendo trilha, graças ao grupo Aventureiros do Túnel, fiquei encantada com a beleza cênica e importância ecológica daqui, percorrendo a cidade percebi que havia um certo desconhecimento de uma boa parcela da população sobre a importância ecológica, social e a vocação para o turismo ecológico que o município possui, fora isso, vários desafios socioambientais como lixo descartado em locais inadequados. Prefiro fazer algo para que a realidade mude e se transforme, ao invés de ficar apenas criticando.”

“Nossas digitais não se apagam das vidas que tocamos.”
Foto: arquivo pessoal

Desde lá, Patricia vem estudando, aprendendo e compartilhando conhecimento e vivências sociais, prestando um trabalho incrível para a cidade. Naturalmente, começou a gerar conteúdos para a versão impressa do Diário Botucatu, é colunista há 2 anos no Noticias Botucatu e alguns meses colabora as sextas-feiras com o Programa O Palanque. A partir de debates, que repercutiram nas redes sociais, teve a ideia de criar um perfil no Instagram o @compatybilidades “porque comPATYbilizar é conseguir fazer o que é bom pro mundo ser ainda melhor pra você” para debater, compartilhar conteúdos educativos e provocativos com a população.

Seu ativismo é centrado no conceito de diálogo e conscientização, se dedica à defesa do meio ambiente explicando de uma maneira fácil como podemos atuar sempre em favor da sustentabilidade e da preservação conservação dos recursos naturais do nosso Planeta e correlacionando as políticas públicas e a promoção da saúde individual e coletiva.

Ela reconhece e compartilha as boas práticas, promove debates e ações de respeito com o meio ambiente.
“Devemos partir primeiro do cuidado com o lugar em que vivemos, só cuidamos daquilo que amamos e que reconhecemos como parte de nós

Perfil no Instagram que dialoga com a população sobre o meio ambiente

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui