O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, começou sua agenda de trabalho nesta sexta-feira (16), tomando café da manhã com funcionários e usuários do Espaço Acolhedor “Milton Francisco de Oliveira”, popularmente conhecido como albergue. O local realiza acolhimento temporário de pessoas em trânsito e que ocupam as ruas, vivendo em situação de vulnerabilidade. 

A população atendida conta com local para dormir, alimentação, higienização de vestimentas pessoais, cuidados básicos da higiene pessoal, documentação civil, visitas lúdicas, encaminhamento para capacitação ao mercado de trabalho e a serviços de saúde, reinserção familiar, fornecimento de um endereço institucional para utilizar como referência e outras necessidades detectadas pela equipe de assistência social.

De acordo com o prefeito, só na última madrugada, 14 pessoas foram recolhidas das ruas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Guarda Civil Municipal (GCM). “Aqui eles podem pernoitar com conforto, tomar um banho quente e se alimentar”, destaca.

Prefeito tomou café e conversou com funcionários e usuários do espaço
Foto: divulgação
Equipes da Assistência Social e da Guarda Municipal atuam nas ruas para auxiliar população carente
Foto: divulgação

Após ouvir os relatos dos usuários – muitos deles dispostos a voltar para o mercado de trabalho –, Pardini estuda a possibilidade de incluí-los na Frente de Trabalho criada recentemente pela Prefeitura.

“Conversei com a nossa secretária de Assistência Social, Silvia Fumes, e vamos estudar uma forma de agregar essas pessoas à nossa frente de trabalho Botucatu em Frente. É um passo inicial para que voltem ao mercado de trabalho e abandonem os perigos das ruas para uma vida mais digna”.

O prefeito fez questão de cumprimentar a diretora do Espaço Acolhedor, Rosemary Pinton e toda equipe que atua no atendimento à população em situação de rua.  

Doações

Devido ao frio registrado nos últimos dias, a procura pelo Espaço Acolhedor aumentou. Na mesma proporção, cresceu a necessidade por roupas e sapatos masculinos e a equipe de atendimento busca doações.

Quem quiser colaborar pode entregar os donativos na sede do Espaço Acolhedor, que funciona 24 horas por dia. Caso o doador não consiga ir até o local, há a opção de acioná-los para recolher o material em domicílio.

O Espaço Acolhedor fica na Avenida Paula Vieira 489, Vila Ema e o contato pode ser pelo telefone 14 3811-1421 ou pelo e-mail [email protected]


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui