Há 100 anos, a Europa passava por uma crise sem precedentes. À época, o filósofo e educador, Rudolf Steiner, lançou o livro “Pontos Centrais da Questão Social”, obra essencial para a compreensão das condições para o desenvolvimento social saudável. Sua intenção era levar aos dirigentes políticos suas descobertas sobre a Trimembração do Organismo Social como uma possibilidade de caminho em resposta à crise. Não conseguiu.

Anos depois, a Europa mergulhou na 2ª Guerra Mundial. Apesar disso, o movimento liderado por Steiner rendeu frutos. Surgiu a pedagogia Waldorf, com a fundação da primeira escola em Stuttgart, na Alemanha. Ele também foi o pai da antroposofia, da agricultura biodinâmica, da medicina antroposófica e da euritimia, esta última criada com a colaboração de sua esposa, Marie Steiner-von Sivers.

A vinda de imigrantes europeus adeptos da teoria e dos ensinamentos de Steiner fez de Botucatu uma referência em terras brasileiras, com escolas, institutos e empresas com atividades desenvolvidas a partir do bairro rural Demétria. E nas comemorações do centenário do ideário de Rudolf Steiner, a cidade não poderia ficar de fora.

No próximo dia 20 de agosto, às 19h30, o Parque Tecnológico Botucatu será palco da palestra “Política e Trimembração Social: um olhar contemporâneo para a vida em sociedade a partir da abordagem de Rudolf Steiner”.

O evento, aberto ao público, terá como palestrante o alemão Gerald Häfner. Os organizadores incentivam como contribuição voluntária ideal (não obrigatória) o valor de R$ 20,00. Inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: https://elo.org.br/3mb-programacao/encontro-em-botucatu.

Quem é Gerald Häfner

Formado em Germanística, Pedagogia Waldorf, Filosofia e Ciências Sociais. Co-fundador do Partido Verde Alemão (Die Grünen), pelo qual foi eleito três vezes deputado no Parlamento Alemão. Foi membro do Parlamento Europeu entre 2009 e 2014. Articulista e Professor Waldorf é, desde 2016, dirigente da Seção de Ciências Sociais do Goetheanum, Dornach Suiça. Foi cofundador de diversas iniciativas e organizações, entre elas a Democracy International.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui