A Praça Coronel Moura, ou “Praça do Paratodos” como é popularmente conhecida, é uma das praças mais marcantes de Botucatu. O local tem uma grande área de alimentação e é também muito usado para eventos sociais da cidade, além de guardar inúmeras histórias e curiosidades, separamos 4 que você provavelmente não conhece.

Primeiros habitantes

Para quem não sabe, foi ali, na região da Praça Paratodos, que começou o povoamento de Botucatu. De acordo com o historiador João Figueiroa, a tribo dos Índios Caiuás se concentrava no local, por conta do fácil acesso ao rio, que passa ali perto. Além disso, quando as tropas viajantes chegavam no alto da serra, estavam cansadas e decidiam pousar no local, nascendo assim a primeira comunidade que se tornaria Botucatu.

Igreja Matriz

Exatamente onde hoje está o ponto de ônibus, foi erguida pelos tropeiros, a primeira Igreja Matriz da Cidade, entre os anos 1850 e 1860. Os primeiros moradores batizaram o local como Largo São Benedito, que mais tarde também passou a ser chamado de Largo da Liberdade. A igreja acabou sendo demolida em 1918, para dar espaço a um imenso e belo jardim.

Foto: Acervo do Museu Histórico Francisco Blasi

Rodoviária

Como a Praça do Paratodos era o principal ponto da cidade, ali também existia um terminal rodoviário, que transportava os botucatuenses para a capital e para as principais cidades da região. Entre os anos de 1964 a 1969, a Praça passou por mudanças, removendo a rodoviária do local, dando lugar a um posto de serviços, que atualmente é o ponto de ônibus.

Foto: Acervo do Museu Histórico Francisco Blasi

Por que Paratodos?

Em 1937, a cidade comemorava a inauguração de um grande prédio em frente a praça, o famoso Cine Paratodos. O edifício, que atualmente é o Teatro Municipal de Botucatu, virou um símbolo da cidade e logo a Praça Coronel Moura também passou a ser conhecida como Praça do Paratodos. A praça passou por uma remodelação e incluiu a construção de uma concha acústica com anfiteatro, onde acontecia concertos e apresentações.


Foto: Acervo do Museu Histórico Francisco Blasi.

Sabe de mais alguma curiosidade sobre a Praça do Paratodos? Conta pra gente!

Foto: Danilo Batista

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

4.5/5 - (12 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. eu sou botucatuense, da região de fazenda monte alegre, sou do tempo chegada dos belga ,leite belco, cervejaria belco, agora sabendo que praça para tudos achei isso muito interesante,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui