*pauta sugerida pelo leitor José Carrega

Você sabe o porque do Bairro Vila Antártica em que você mora tem esse nome? Não, né? Pois é, nós estamos investigando há algum tempo, a história por trás de cada bairro de Botucatu e agora chegou a hora de contar a história da Vila Antártica.

Na década de 60, Botucatu era conhecia por ter uma água muito pura, o que fazia com que algumas indústrias de bebidas se instalassem na cidade.

A Vila Antártica, como atualmente é conhecida, fazia parte da Vila Carmelo, mas por conta de uma informação que correu na época, sobre uma fábrica da Cervejaria Antárctica com interesse de se instalar no bairro, trazendo empregos e desenvolvimento para o local. A suposta ação repercutiu pelas ruas da Vila, os moradores ficaram muito empolgados e decidiram como forma de “homenagem” trocar o nome para Vila Antártica.

Infelizmente, a fábrica se instalou em outra cidade do interior, deixando os moradores da cidade, um tanto tristes. Conversámos com o historiador João Figueiroa, que nos contou alguns detalhes:

“Lembro de ter visto num jornal do Centro Cultural, quando eu estava lá, um anúncio de loteamento em que se falava como atrativo para a venda de lotes, que a Cia Cervejaria Antártica teria escolhido instalar-se ali com uma “Futura Fábrica” no Local.”

Bem, sem dúvida, quem perdeu foi a Antárctica, porque a nossa Vila Antártica é um belo bairro e um dos mais antigos de Botucatu!

Local, onde supostamente a fábrica se instalaria

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

4.9/5 - (56 votes)

5 COMENTÁRIOS

  1. Tudo culpa da politicagem,assim como o terreno que foi preparado para receber a Lacta,virou o lixão de Botucatu(segundo história).

  2. Este local onde era pra ser a cervejaria foi montado a Schincariol que também gerou muitos empregos na época me lembre bem do Se Natal Schincariol que muito fes por Botucatu e pela nossa Vila Antártica, tínhamos também uma das maiores Serraria do interior paulista nossa saudosa SAIB.

  3. Olá!
    Primeiramente, parabéns a toda equipe pela iniciativa cultural.
    Gostaria que levantassem algo, quando jovem ouvi dizer que nossa Botucatu SP, a muito tempo atrás foi cogitado a separação ou emancipação do bairro.
    Do pontilhão pra cima uma cidade e do pontilhão pra baixo outra.
    Se for verdade, seria interessante contar a história.

  4. Na Vila Antartica tivemos o melhor Barbeiro de Botucatu conhecido como Zezinho, a melhor bengala de pão da padaria Antártica,a melhor farmacia do Sr Rubens Zanela, tínhamos uma verdadeira serraria completa onde eu busquei muito pó de serras, o sentimento que tenho pela Vila e grande foi o berço onde nasci e me criei,tínhamos também a Skincariol fabrica de refrigerante .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui