Você já se questionou para onde vão as frutas, verduras e legumes que sobram dos mercados? Bem, em Botucatu temos o Banco de alimentos: 26 instituições como mercados, supermercados e quitandas doam a hortifruti restante das prateleiras e o banco repassa esses alimentos para projetos sociais da cidade.

Todo alimento doado chega e passa por uma separação e tudo é aproveitado: aqueles que estão mais frescos são limpos e separados para os kits; os alimentos que estão amassados, ou tem uma parte já passada, são usados na cozinha experimental e geralmente viram compotas, poupas ou até mesmo doces. E os que estão totalmente passados, são retiradas e levadas até o Lajeado e voltam como adubo. Esse adubo é usado tanto na horta orgânica do Banco, como também doado para a horta comunitária ao lado.

A horta orgânica do Banco de alimentos foi criada de maneira que uma planta depende da outra para ficar livre das pragas, excluindo o uso de venenos e agrotóxicos.

Esses kits com alimentos frescos, “incluindo os colhidos da horta orgânica”, são enviados para as entidades de terceiro setor, creches e casas de repousos da cidade. No total, são mais de 600 famílias atendidas semanalmente!

Nesse período tão delicado e instável, diz Mariele “o banco foi de grande importância para ajudar as famílias atendidas pelos projetos”. São em média 5kg de alimento saudável por kit, que fazem a diferença na casa desses botucatuenses.

O apoio do Banco de Alimentos é indispensável para as instituições atendidas e para quem trabalha ali também. Tudo é aproveitado, transformando dia a dia Botucatu em uma cidade cada vez mais humana e sustentável.

As entidades atendidas vão até o Banco e depois fazem a distribuição de alimentos. Mais de 600 famílias recebem esses kits
Um dos kits oferecidos pelo Banco de Alimentos: todos são lavados, escolhidos e embalados com cuidado para chegarem da melhor maneira nas casas.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.6/5 - (13 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui