Em meio às belas residências e consultórios na chamada “Vila dos Médicos”, o prédio de fachada moderna, na movimentada Rua José Dal Farra, nem chama tanto a atenção. Mas ao abrir a porta, o visitante se surpreende, ao se deparar com a moderna estrutura, encontrada em poucos lugares do mundo.

O que se vê é resultado de grandes investimentos e da materialização de um sonho alimentado por um empreendedor que, desde garoto, tinha paixão por aviões. Estamos falando da Aeroglobo Aeronaves, empresa criada em 2008 por Luiz Fabiano Zaccarelli Cunha, um engenheiro, que trabalhou 24 anos na Neiva-Embraer e é um profundo conhecedor do mercado mundial de aviação agrícola.

Empresa botucatuense tem 11 anos de atuação na área de aviação agrícola
Foto: divulgação

Representante exclusivo para o Brasil da fabricante norte-americana Air Tractor, a Aeroglobo construiu sólida estrutura para oferecer todo o suporte para a operação das aeronaves em céus brasileiros. A frota de Air Tractor voando no país chega a 344 aeronaves.

São três centros de manutenção – Barreiras (BA), Primavera do Leste (MT) e Orlândia (SP) e três centros de peças de reposição – Primavera do Leste, Campinas (SP) e Goiânia (GO).

Aeroglobo é representante exclusiva da norte-americana Air Tractor  
Foto: divulgação

Estrutura

Em Botucatu (SP), sede da empresa, a Aeroglobo mantém os serviços de venda e pós venda de aviões, treinamento, venda de equipamentos, financiamento, garantia e seguros. E a sua jóia: o único centro de treinamento da América do Sul, aprovado e certificado pela Air Tractor a ministrar cursos para pilotos e mecânicos.

Nele, a Aeroglobo desenvolveu o único simulador de voo Air Tractor no mundo, homologado pela Federal Aviation Administration (FAA, órgão regulador aeronáutico dos EUA), convalidado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

O simulador resolve uma grande preocupação no processo de formação de pilotos para a aviação agrícola. Na maioria dos casos, o aluno aprende a voar em uma aeronave com motor a pistão e depois acaba convertendo para uma aeronave maior, turboélice. Essa transição é um momento muito delicado para a segurança operacional, uma vez que o piloto precisa se habituar aos novos parâmetros de velocidades, peso da aeronave e manobras. 

Nos cursos de transição e reciclagem da Aeroglobo, o aluno aprende na parte teórica e depois faz todos os procedimentos no simulador.

Primeira turma de alunos formados na Aeroglobo
Foto: divulgação

“Nosso equipamento é o único do mundo que simula com fidelidade as condições de voo, tanto em procedimentos normais quanto de emergência. Replicamos os sistemas da aeronave, permitindo o treinamento de situações críticas e a reprodução de defeitos, além de ensinar como corrigi-los. Assim, o instrutor simula, observa e avalia a reação do piloto”, detalha o presidente da empresa.

Aeroglobo desenvolveu o único simulador de voo da Air Tractor no mundo
Foto: divulgação

Treinamento para mecânicos de aeronaves

A Aeroglobo também oferece os mais modernos treinamentos para mecânicos de aeronaves. A Flight Safety International, única autorizada P&WC, qualificou a empresa botucatuense como representante global para ser seu Centro de Treinamento exclusivo para toda América Latina.

As aulas utilizam motores e um simulador de última geração capaz de proporcionar treinamentos na prática dos profissionais em situações idênticas às que enfrentarão em seu dia a dia. Os participantes dos cursos contam com salas de aula diretamente conectadas à Flight Safety, espaço para treinamento prático e área para descanso.

A atuação global da Aeroglobo, ao lado de outras empresas do setor, consolida a posição de Botucatu como uma das capitais da aviação em todo o mundo.

TURMA GERENCIAMENTO DE FOGO Turma de gerenciamento de fogo formada pela Aeroglobo
Foto: Divulgação

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui