Esse conteúdo é um oferecimento da Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

Estima-se que cerca de 25 milhões de toneladas de lixo vão para os oceanos todo ano. E o Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, segundo a WWF.

Mas há muitas pessoas que se importam e estão cada vez mais engajadas com o meio ambiente, criando novas alternativas para um consumo consciente. Uma delas é a Érika Cesarine Cardoso, designer, moradora de Botucatu e criadora da OKA Bioembalagens, uma empresa aqui da nossa cidade que produz bioembalagens comestíveis, que levam de 100 a 400 horas para se decompor.

As embalagens são feitas de ingredientes naturais sem aditivos químicos. E se um dia forem parar na terra, serão transformadas em composto, ou então, em alimento para os peixes, se forem parar na água.

“As embalagens são para consumo imediato, você serve o alimento e se quiser pode consumir a embalagem. Elas são 100% biodegradáveis e podem cair em qualquer bioma, pois não demoram como o plástico para se dissolverem.” Ressalta a sócia e designer da empresa, Érika Cezarine Cardoso.

A iniciativa já ganhou diversos prêmios, entre eles o Ecodesign Fiesp, em 2002 e 2004, mensão honrosa no Ecodesign da Fiesp e o Idhea Brasil 2010. Atualmente a empresa foi selecionada como uma das 30 startups que podem mudar o futuro da alimentação no Brasil da FoodStart.

Por mais iniciativas assim na nossa cidade <3


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui