Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.

Luiz Fernando Sacramento, atualmente tem 61 anos. Veio de mudança do Rio de Janeiro para a cidade dos bons ares em 2006, quando conheceu uma das irmãs que seu pai teve fora do casamento.

Desde a época em que vivia no Rio de Janeiro, Luiz já tinha o hábito de manter seus exames em dia. Quando se mudou pra cá, não foi diferente: continuou procurando o médico anualmente e, sempre que haviam algumas alterações que tornavam necessário o exame de toque, ele realizava o procedimento.

“Um homem de verdade jamais terá sua masculinidade afetada por um exame de toque retal. A saúde precisa ser priorizada, ninguém quer morrer antes da hora, não é mesmo?”

Em 2014, um desses exames de rotina revelou a existência do câncer de próstata. Luiz conta, que no dia a surpresa foi grande e, por alguns instantes, sentiu medo. Mas isso não o abalou por completo e ele seguiu sendo uma pessoa otimista mesmo durante tamanha adversidade.

Todo esse acompanhamento foi feito pelo Sistema Único de Saúde, aqui na Unesp ele recebeu o diagnóstico e por lá mesmo fez todos seus procedimentos. Ele pôde optar entre fazer a quimioterapia ou fazer a remoção da próstata.

“Sempre estive morando sozinho, então não tinha como eu ter ajuda durante a quimioterapia que é algo que debilita bastante. Optei pela remoção.

A cirurgia aconteceu dois meses após a constatação do câncer e sua recuperação foi tranquila. Há 6 anos curado, conta com orgulho como venceu umas das doenças mais temidas do mundo e o quanto o SUS foi importante em sua vida, pois graças a ele, teve a oportunidade de receber o diagnóstico precoce.

“Fiz tudo pelo SUS, a equipe da Unesp é simplesmente maravilhosa! Me senti seguro com eles.”

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata. Que ainda é um tabu para muitos devido ao exame de toque.

O diagnóstico precoce é a melhor alternativa para aumentar as chances de uma recuperação tranquila e completa, assim como foi a de Luiz. Que hoje, vive a vida com mais alegria que antes.

“Minha vida mudou! Atualmente vivo muito melhor, ganhei peso e tenho uma saúde ótima.”


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa referência no segmento automotivo e que apoia as boas notícias em Botucatu.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui