Esse conteúdo é um oferecimento da Univem, instituição que apoia as boas notícias em Botucatu.
O começo
Em torno de 1989, um grupo de amigos se reuniam aos domingos para realizar passeios de bicicleta “mountain bike” pelas estradas municipais de sítios e fazendas de Botucatu. Além disso, na época as bicicletas começavam a apresentar equipamentos mais modernos, no entanto, na comparado com os equipamentos da atualidade.
Desse grupo de amigos, Toninho (líder do grupo), cita José Carlos Gomes, Ito Carlos Penteado, Nabor Veiga, Eduardo Carrega, Jorge Claudino, entre outros. O grupo foi batizado de Papa-Trilhas.
O tempo e a evolução
Posteriormente, em 1995, Toninho Sanches reunindo um grupo de amigos, passa a realizar caminhadas ecológicas com uma estrutura organizada, levando-os a conhecer pontos turísticos de nossa região. Nessa época, também um grande auxílio se juntou ao grupo, o GPS. As distâncias começaram a aumentar e variavam de 15 a 20 km.
“Podemos afirmar que o grupo Papa-Trilhas nesses longos anos de atividades angariou um grande contingente de amantes da natureza, sempre aliado à sua filosofia de preservação do meio ambiente, exercendo a contemplação da beleza das matas, sentindo a presença de Deus nas cores das flores, nos aromas das plantas, nas águas cristalinas dos córregos, na grandiosidade das cachoeiras, tudo isso complementado pelo bem estar proporcionado pelo condicionamento físico”.
Ao longo dos anos, passaram pelo grupo, um grande número de pessoas que curtem a natureza. Alguns com hobby de fotografar as belezas naturais da Cuesta, outros apenas para realizar uma atividade física. No entanto, todos tendo a satisfação de conhecer os recantos belíssimos de nossa região.
Atividades
Algumas outras atividades do grupo, são romarias religiosas, no dia 12 de Outubro, entre Aparecidinha de São Manuel e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Botucatu. Romaria de São Domingos entre o Bairro Alto e o Bairro de Piapara, no mês de Agosto. Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, do Sítio Jair Ceranto até o Sítio Nossa Senhora de Lourdes em Pardinho.
Atualmente o grupo está integrando estagiários da Unesp, que residem em outros países, e aos domingos, acompanham o Papa-Trilhas e passam a conhecer nossas belezas e trocam experiências e costumes.
No grupo, também estão também pessoas de outras cidades. Por exemplo, São Manuel, Pardinho e Bauru.
“Em nossas caminhadas, passamos por inúmeras propriedades rurais e manifestamos nossa eterna gratidão para com esses amigos de longas datas que nos recebem de maneira tão carinhosa em suas terras”.
As caminhadas são realizadas aos domingos e feriados, com saída de diversos pontos da cidade, iniciando às 7h e terminando entre 12h e 15h.
“Caminhante, não há caminho… Faz-se o caminho ao caminhar”.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Esse conteúdo é um oferecimento da Univem, instituição que apoia as boas notícias em Botucatu.
Parabéns pela divulgação dessa atividade super valiosa, em todos sentidos. Saúde, física ,mental, social .. parabéns,pela equipe liderada pelo Sanches pelos amigos que que participam.