*Pauta sugerida pelo aluno de pós graduação do IBB Juan Nicolai.

Professora Renata Fonseca é docente do Departamento de Ciência Florestal há 22 anos
(Foto: arquivo pessoal)

Docente do Departamento de Ciência Florestal, Renata Fonseca nos conta como foi a chegada do eucalipto no Brasil: ” o início dos eucaliptos no Brasil aconteceu em 1904, por intermédio do engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que foi quem se interessou pelo estudo e cultivo da espécie por conta da sua pesquisa para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, ele precisava desenvolver um projeto de criação de Hortos Florestais, nesse intuito foram plantadas várias espécies para experimento, até ser escolhido o eucalipto, árvore nativa da Austrália.”

O Gigante da Floresta

Acredita-se que o maior eucalipto e talvez um dos mais antigos do Brasil, esteja aqui em Botucatu, na Fazenda Lageado, as estimativas e estudos são do professor Valdemir Antonio Rodrigues, docente aposentado do Departamento de Ciência Florestal em Botucatu e fundador do projeto “Trilha”.

“O Gigante da Floresta” como foi apelidado, é da espécie Eucalyptus robusta, tem aproximadamente 100 anos, mais de 50 metros de altura e 9 metros de circunferência.

O “Eucalyptus robusta‘ é uma árvore nativa do leste da Austrália, frequentemente utilizada na silvicultura.
(Foto: Bianca Camargo)
O projeto “Trilha” tem o intuito de incentivar a visitação da população a essa árvore centenária. O projeto que agora esta nas mãos da Professora Renata Fonseca, esta em remodelação e será aberto ao público no próximo ano.
(Foto: Bianca Camargo)

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui