Esse conteúdo é um oferecimento Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

Ponto de encontro da população, a Catedral Metropolitana de Botucatu guarda inúmeras histórias, nós separamos algumas que você provavelmente não sabe, confira:

Construída com ajuda da população

Quem vê hoje a Catedral de Botucatu, não imagina que o monumento mais fotografado da cidade, precisou de ajuda dos moradores para ser construído. A obra foi realizada por uma construtora, mas teve amplo auxílio da população, de empresários e empreendedores da época que não só doaram os materiais como também trabalharam na construção. As portas entalhadas em madeira foram doadas pelo industrial Camillo Peduti, a antiga imagem de Sant’Ana foi doada pelo ex-prefeito e industrial Pedro Losi, o vitral com a imagem da padroeira, foi doado pela família Pedutti, o engenheiro Adolfo Dinucci doou todas as telhas e o trono episcopal foi desenvolvido pela Escola Industrial e oferecido pelo Clero da Diocese. Legal né?

Filhas do mesmo pai

A Catedral de Botucatu e a Catedral da Sé em São Paulo são muito parecidas, isso porque as igrejas são filhas do mesmo pai, elas foram projetadas pelo engenheiro Cav. J. Sachetti.
Confira e compare:

O que achou? Elas são mesmo parecidas?

A Catedral já foi rosa?

 Sim! O interior da Catedral já teve outra cor, era rosa e azul, mas no início dos anos 2000 ela foi pintada e recebeu as cores que tem até hoje.

História

Existe uma cripta no piso inferior da Catedral, é o local onde estão sepultados bispos e arcebispos. Na Capela da Ressureição estão sepultados o Monsenhor Pachoal Ferrari, o primeiro bispo Dom Lúcio Antunes de Souza, Dom Luiz Maria de Santana, Dom Henrique Goland Trindade, Dom Vicente Marchetti Zioni e Dom Antônio Mucciolo.

Dom Lucio Antunes de Souza, primeiro Bispo da Catedral

Tesouro cultural

A Catedral Metropolitana de Botucatu é considerada um monumento histórico do nosso Estado, o local é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico e Arquitetônico). O que impede qualquer obra sem autorização. Sabe aqueles paralelepípedos da região? Eles delimitam a área histórica e não podem ser modificados.

Foto: reprodução

Uma cruz do alto

Essa você provavelmente já sabia: se vista de cima, a Catedral tem o formato de uma cruz.

Pode ser uma imagem de ao ar livre
Foto: Edu Silva

Sabe de mais alguma curiosidade sobre a Catedral Metropolitana de Botucatu? Manda pra gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.


Esse conteúdo é um oferecimento Univem Botucatu, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Botucatu.

2 COMENTÁRIOS

  1. Deveria existir um impedimento para construção de edificios no centro historico de Botucatu

    Com a especulação imobiliaria, em breve só conseguiremos ver a catedral quando estivermos em frente, pois edificios vão cobri-la, e será impossivel sua visualização de outros pontos da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui