Botucatu vem conquistando avanços importantes na criação de políticas públicas de promoção do bem-estar e combate aos maus tratos contra animais. Mas a proteção desses seres indefesos ainda depende – e muito – da sensibilidade de pessoas comuns que dedicam parte de seu tempo ou mesmo a vida na defesa dessa nobre causa.

Animais abandonados, perdidos ou vítimas de maus tratos podem contar com uma ampla rede de protetores, que ganha um número cada vez maior de simpatizantes a cada dia. Uma delas é Mayara Simões, que decidiu trocar a advocacia para se dedicar integralmente à paixão pelos animais.

Membro ativo da ARCA (Amigos Reunidos pela Causa Animal), grupo de amigos que atua para amenizar o abandono e os maus tratos cometidos contra os animais, ela desde cedo demonstrava preocupação com esse tipo de problema e resolveu fazer da causa animal uma missão de vida.

“Desde que me entendo por gente ajudo e faço tudo por eles. Quando era pequena sempre tinha um kit na mochila com comida e água para os animais de rua. Fiz meu primeiro resgate de animal com sete anos de idade. Aí quando adolescente fui atrás de poder fazer mais efetivamente. Sempre sonhei em ter um abrigo. Poder fazer mais do que já faço”.  

advogada que cuida de animais
Mayara resolveu fazer da causa animal uma missão de vida. Foto: Arquivo Pessoal

O diploma de advogada em breve deverá ganhar a companhia de outro que pretende levar para o resto da vida. Mayara hoje cursa Medicina Veterinária com objetivo de fazer ainda mais pelos bichos. Além disso, ganha a vida como proprietária da Love Pet, empresa que presta serviços de Pet Sitter (babá de Pets), Dog Walker (passeadora de Pets), além de hospedagem e creche de animais.

Mayara considera muito importante o trabalho que a ARCA (assim como outras entidades) executa em Botucatu. O grupo virou uma referência na promoção do bem estar animal. Sua página no facebook reúne mais de 18 mil membros.

advogada que cuida de animais
Mayara hoje cursa Medicina Veterinária para fazer mais pelos animais. Foto: Arquivo Pessoal

Entre as ações que realiza estão: resgate de animais em estado crítico; ajuda no controle de zoonoses garantindo medicação e levando animais a consultas veterinárias; suporte e orientação para proprietários não abandonarem seus animais; triagem de casos a serem encaminhados para castração sem custos; recuperação de animais para serem encaminhados para adoção; feira de adoção.

Hoje o grupo toma conta de 23 animais. Alguns passam por tratamento e outros já estão prontos para serem adotados. Mas também há outros que semanalmente são ajudados com ração e que ficam em lares temporários das administradoras da ARCA e alguns voluntários. Isso sem contar os casos de resgate que são atendidos a todo momento.

Emoções e lembranças

Segundo Mayara, os vínculos criados com os animais fazem com que o momento de entregá-lo a alguém que se dispôs a adotá-lo se transforme em uma mistura de sentimentos.

“Ao mesmo tempo que fico mega feliz, também fico triste no sentindo de que ele ficou comigo. Eu cuidei, tratei, perdi noites de sono. É bem complexo. Mas não há nada melhor do que você resgatar, ver a recuperação e conseguir um final feliz”.

advogada que cuida de animais
Mellody foi resgatada recentemente e já está sendo preparada para adoção. Foto: Arquivo Pessoal

Entre tantas histórias de resgate de animais perdidos ou vítimas de maus tratos, a protetora guarda com carinho a relação de sete meses que criou com Tonicão, um cão muito agressivo que mordia a todos que tentavam se aproximar.   

“Quando veio parar em minhas mãos ninguém conseguia chegar perto dele. Eu tive que ter muita paciência e dedicar-lhe muito carinho. Cuidava dele três vezes por dia até eu conseguir fazer com que ele socializasse primeiro com os empregados da clínica, depois com outros animais. Foi bem difícil. A recuperação foi intensa. Estava doente e ninguém conseguia cuidar dele sem ser eu e mais um funcionário da clínica. Demoramos para fechar o diagnóstico. Quando ficou melhor começamos o trabalho de ressocialização. Até que eu consegui sair com ele na rua sem que quisesse matar a tudo e a todos. Depois disso eu consegui um lar pra ele com três crianças. Era um cão muito bravo de tanto que apanhou e sofreu nas mãos das pessoas. Mas felizmente teve um final feliz”.

Contribuição

As pessoas podem colaborar com o trabalho da ARCA através da doação ou contribuição para custear a aquisição de vacina, ração, medicamentos e castração. Basta deixar o donativo em qualquer clínica veterinária ou casa de ração da cidade em nome do grupo e avisar através de mensagem. Os beneficiários serão cães sem dono, em situação de risco, que depois de tratados serão encaminhados para adoção.  

Quem preferir colaborar através de ajuda financeira, basta acessar a página da ARCA no facebook onde encontrará os dados necessários.

Atualmente, o grupo promove uma “Ação Entre Amigos” para reforçar o caixa. O prêmio a ser sorteado é um quadro doado pela artista Cissa Raphael, que recentemente teve suas obras expostas no programa “Encontro com Fátima Bernardes”.  

Os bilhetes, ao preço unitário de R$ 5,00 podem ser adquiridos na Botudog, Escritório Fiscontábil Botucatu ou com as administradoras da ARCA: Paula Zanin, Josiane Cavalari Galvani, Mayara Simões e Carol Boccia.

advogada que cuida de animais
Quadro da artista Cissa Raphael será sorteado para arrecadar fundos para a ARCA. Foto: Divulgação/ARCA

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui