Boituva é uma cidade muito hospitaleira, o que não falta são pessoas para ajudar o próximo. Caso você seja uma pessoa que gosta de ajudar ou admira quem presta algum auxílio social, vai adorar conhecer o Fundo Social de Solidariedade de Boituva. Vamos lá?

O Fundo Social de Solidariedade de Boituva é uma Organização Não Governamental (ONG) vinculada à prefeitura que oferece qualificação profissional com cursos de capacitação para toda a população. O foco maior são nas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. O objetivo é capacitar as pessoas para que elas possam começar a empreender, incentivando a geração de renda e a inclusão. Hoje em dia, a instituição possui três locais físicos na cidade localizados nos seguintes bairros: Centro, Novo Mundo e Recanto Maravilha. 

Além dos cursos, o Fundo Social também promove alguns projetos que visam o resgate da autoestima e dignidade humana, projetos solidários com clube de mães gestantes, Mãos Solidárias e campanhas sazonais como Campanha do Agasalho, Natal e outras. 

Muitas pessoas já foram capacitadas pela instituição e só no ano de 2021 foram cerca de 120 alunos. Neste primeiro semestre de 2022, são cerca de 130 alunos que foram capacitados ou estão concluindo os cursos.

A jornada do estudante não acaba após a conclusão dos cursos. O Fundo Social cria mais uma ponte estreitando os laços entre o aluno e o empreendedorismo. Após o término do curso, eles são encaminhados para o Sebrae de Boituva para receberem todo o suporte para aqueles que desejam empreender. Além deste suporte, a instituição possui laços com outras empresas fazendo a indicação para algumas vagas conforme a demanda do mercado de trabalho. 

Doações arrecadas em parceria com evento de avicultura realizado em Boituva – Foto/reprodução: Instagram fundosocialbtv

Apesar de prestar este lindo trabalho, o Fundo Social enfrenta algumas dificuldades. Uma delas é a sensibilização das pessoas sobre o voluntariado, muitas poderiam estar ministrando oficinas profissionalizantes de acordo com a área de formação, porém, isso ainda é um desafio. 

Além de receber uma verba pública para a continuidade das atividades, o Fundo Social também recebe doações que são essenciais para a realização das campanhas. As doações são de alimentos não perecíveis, cobertores, fralda, leite, absorvente, roupas e itens de higiene pessoal. Qualquer pessoa pode doar e quanto mais doações a instituição receber, mais pessoas poderão ser auxiliadas.

Todas estas doações são encaminhadas a outras associações ou instituições sociais de Boituva que direcionam pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para o futuro, o Fundo Social de Solidariedade de Boituva espera atender mais pessoas, estendendo os cursos com a criação de novos polos no município. 


Ficou interessado em ajudar? A sede do Fundo Social de Solidariedade está localizada no piso superior da rodoviária de Boituva. Eles precisam de: alimentos não perecíveis, cobertores, fraldas, leite, absorventes, roupas, calçados e  itens de higiene pessoal.

Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp pelo número: (15) 3363-6646.


Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Boituva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Nos siga nas redes sociais.

Fale com o autor

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui