Quando pensamos em projeto social, logo surge na nossa mente um monte de ideias relacionadas a doações, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. Porém, devemos pensar na premissa de que um projeto, às vezes, cumpre a sua função social de outra forma, levando para as pessoas algo de difícil acesso. Este é o principal papel do Projeto Social Equipe Novo Mundo que está localizado na cidade de Boituva. 

Idealizado em 2016 pelo Marcos Santana e seus amigos Urain Sena, Fernando e seu filho Alysson Santana, o projeto Social Equipe Novo Mundo oferece aulas de Kickboxing para pessoas da cidade de Boituva. 

Marcos com alunos do Projeto – Foto: Arquivo pessoal Marcos Santana

Tudo começou com uma ideia do Marcos que já participava de um projeto social na cidade de Iperó. Ele, que é salva-vidas da piscina pública do bairro Novo Mundo e também professor de Boxe, sentiu um chamado para criar algo que levasse a luta para as pessoas da região, promovendo a honra das pessoas. Ele procurou por algum tempo um espaço que pudesse ser usado para as aulas. A busca estava bem difícil, até que certo dia seu colega de trabalho Gaúcho da guarda patrimonial falou sobre um espaço público que estava “abandonado” ao lado da piscina. O espaço era uma antiga quadra de bocha que não era usada há muito tempo.


“As plantas haviam tomado conta do lugar, parecia coisa
de filme sabe, raízes por toda parte”, explica Marcos.

Marcos conseguiu uma autorização na Prefeitura Municipal com o então secretário de esportes Matheus Cancian que cedeu o espaço para eles, fazendo um local que estava abandonado cumprir a sua função social.

Urain passando o treino para os jovens – Arquivo pessoal



Os três amigos iniciaram os trabalhos no lugar, retiraram todas as raízes que estavam no local e recuperaram o grande galpão. Eles começaram as atividades com aula para as pessoas do bairro com certas limitações, pois não tinham muitas coisas para as aulas. Mas, mesmo assim, deram o pontapé inicial. 

Espaço atual do Projeto depois das reformas com os tatames doados pelo verador Neto – Foto: Matheus Bonates


Aos poucos, as coisas foram se acertando e pessoas apareceram para ajudar a causa, algumas doações chegaram, como os tatames e materiais para a construção do ringue que foi feito totalmente a base de doações. 

Tatames recebidos por doação pelo vereador Neto – Foto: Arquivo pessoal Marcos Santana


“Boa parte do que temos aqui foram doações, quem ajudou a gente na construção do ringue foi o Delano da Center lider, Boner da Alô Pizza, Zé Construtor, Ferro Velho do Carlão e Dantas da PHS. Além disso, o Caco Balão, Restaurante Gauchinho e Denilson Cabeleireiro ajudaram muito a gente. Fora os vizinhos e as pessoas que sempre ajudam”, ressalta Marcos.

Para conseguir mais recursos para o local, o Marcos faz no tempo livre filtro dos sonhos e poços decorativos com pneus que são vendidos e os valores revertidos para o projeto.

Poço com material reciclado feito pelo Marcos – Foto: Matheus Bonates

O projeto realiza brechós solidários com o intuito de arrecadar mais fundos para a compra do material de luta, que não é barato. O brechó solidário funciona com a doação de roupas. Após uma grande arrecadação, são vendidas entre R $5,00 e R $10,00, o valor das vendas é utilizado para a compra de luvas, bandagem, sacos de pancadas e outros materiais.

Ainda hoje existem muitos desafios para superar, um deles é a falta de recursos, outros estruturais, como a instalação de um banheiro no espaço e a abertura de uma porta frontal, isso ajudaria muito os alunos que faz as aulas no projeto.

Para o futuro, existem muitos planos, como a inclusão de alguns cursos no projeto e a ideia é promover a qualificação para algumas áreas. Por ser Bombeiro Civil e Segurança, Marcos tem a ideia de colocar um projeto de bombeiro mirim e outro de segurança para pessoas mais velhas, promovendo a renda e a qualificação para a área.

Alunos do projeto treinando – Foto: Arquivo pessoal Marcos Santana

Segundo Marcos, o que ele espera é poder despertar o que há de melhor dentro de cada um, mostrando a luta não como algo violento, mas como uma prática que possa ajudar as pessoas, levando a honra com o respeito e disciplina. 

Se você tem alguma roupa parada no guarda-roupas, móveis, eletrodomésticos ou algum material de luta que não usa mais, será muito útil no bazar do Projeto Social Equipe Novo Mundo.


Ficou interessado em contribuir? Entre em contato com o Marcos pelo WhatsApp:  15 99668-6826, Urain: 15 99189-9466 ou Alysson: 15 99636-4861


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Boituva. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Boituva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Nos siga nas redes sociais.

Fale com o autor

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui