No momento em que nascemos, nasce conosco um dos direitos fundamentais mais importantes: o direito à vida que garante liberdade, igualdade e segurança. Porém, esses direitos nem sempre são aplicados da mesma forma para todos os indivíduos.

Por isso, a história de hoje é da boituvense Xaiani Anjos, que com apenas 20 anos já enfrentou muitas batalhas e quebrou muitas barreiras. Xaiani é estudante de Direito e estagiária na prefeitura de Boituva, nascida em Sorocaba, se mudou para Boituva aos dois anos. Após seu nascimento, ela foi diagnosticada com Mielomeningocele (condição que faz com que as raízes nervosas e as meninges do bebe fiquem expostas), uma condição que não pôde ser detectada durante o pré Natal.

Durante sua vida, Xaiani e sua família enfrentaram inúmeras dificuldades. Começando pelos seus pais que não tiveram o diagnóstico da Mielomeningocele durante o pré natal. Foi um baque ao descobrir que, talvez, sua primeira filha não sobreviveria e se adaptar aos cuidados não foi fácil.

Xiani Anjos – Foto: Xaiani Anjos


Desacreditada por vários médicos, lutando contra o preconceito e dificuldades que surgiam, Xaiani não desistiu, formou no ensino fundamental, médio e entrou para a faculdade.

Ainda hoje, Xaiani luta contra preconceitos, falta de acessibilidade em muitos lugares e contra os desafios que surgem diariamente. Porém, agora ela não está sozinha nesta batalha. Tem o apoio de amigos verdadeiros e também da família.



“Desde o início, tive o apoio de toda minha família e agora também tenho o apoio dos meus amigos de verdade, que me encorajam a lutar cada dia, sem ligar para o que os outros pensam.” Diz Xaiani

Os planos dela para o futuro é ter uma família, uma condição financeira estável e, principalmente, se formar em direito. Para finalizar, Xaiani nos deixa uma mensagem:



“As pessoas deveriam ter mais empatia ao próximo e pensar nesses mínimos detalhes, como uma pessoa deficiente ter um acesso a determinado lugar de forma fácil, isso é algo muito feliz. E aos deficientes, digo para manter a cabeça erguida, não deixe ninguém dizer que você não é capaz de fazer algo e busque os seus direitos quando não te respeitarem.” Ressalta Xaiani.


A história de Xaiani é mais uma daquelas de se tirar o chapéu, seja pela sua luta ou pela determinação de não aceitar a desistência como uma opção. Histórias como essa fazem uma Boituva mais forte e humana.




Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Boituva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Nos siga nas redes sociais.

Fale com o autor

5/5 - (2 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. A Xaiani é um grande exemplo de força, de garra, resiliência e determinação… Quem tem o privilégio de ter a amizade dela sabe o quanto ela é especial e nos inspira a sempre lutar por nossos sonhos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui