Por James Martins, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56256050

1. Por que o nome Boituva?

Os povos indígenas, que habitavam nossa região no século XIX (19), pertenciam a Tribo Guaianazes por parte de Porto Feliz, e os índios Carijós por Sorocaba. O que de fato ajudou a escolha do nome é que nas montanha haviam muitas cobras. Ai surge o nome Boituva, que na língua Tupi Guarani significa muitas cobras;

Créditos: Foto retirada da Web.

2. Capital do Paraquedismo:

Uma das nossa referencias turísticas, o nosso “Centro Nacional de Paraquedismo”, é um orgulho para Boituva. Proporcionando milhões de visitantes loucos por aventura, com um espaço completo para saltos de paraquedas, passeios de balões, um túnel de vento entre outras atividades. É referencia nacional nesse quesito, onde acontecem torneios e apresentações gravadas de saltos e ainda com recordes nacionais.

Créditos: Foto retirado da web.

3. Capital do Balonismo:

Além da capital do paraquedismo, somos reconhecidos no estado com capital do balão. Temos festivais, torneios e passeios pelo céu da cidade. Com agências de passeios e equipes altamente qualificadas, contamos com uma fabrica privada de balões personalizados também. pelo alto numero de passeios e balões somos um das capitais brasileiras de balonismo.

Créditos: Foto retirado do site Aventurando.

4. Alambique Zé da Varge

Boituva atualmente é uma grande produtora de cana-de-açúcar, então não poderia faltar um cachaça de ótima qualidade. Na cidade temos o famoso “Zé da Varge” que já ganhou prêmios com suas cachaças e ainda garantiu o 1° Lugar no estado de São Paulo. Sendo bem conhecido na cidade e por turistas também, e tudo é feito artesanalmente desde sua fundação sua modo de produção nunca mudou.

Créditos: Foto retirada do Facebook.

5. Usina Santa Rosa e Usina Caninha Rosa

Nossas duas usinas boituvenses. A usina Santa Rosa iniciou na produção de aguardente e posteriormente começou a produção de etanol e açúcar. A usina com razão social Rosa S/A Comercio de Produtos Agrícolas, produz etanol e açúcar também, porém em menor quantidade em relação a outra.

Créditos: Foto do Facebook.

6. Um lanche do tamanho de uma Pizza

O dono de uma lanchonete teve a brilhante ideia de produzir um lanche do tamanho de uma caixa de pizza, mas calma ele não queria perder o gosto do típico lanche de lanchonete de rua, então o que praticamente fez foi encomendar pães do tamanho de uma pizza e rechear como qualquer outro de seus lanches. Quem ai consegue comer o delicioso “UltraMegazord” do Cigano Lanches?

Créditos: Foto retirada do Facebook.

7. Com 62,170 Mil Habitantes:

É comum estar andando nas ruas da cidade e sempre escutar essa pergunta quantos habitantes há em Boituva, afinal a cidade nós últimos dez anos cresceu demais, por isso os números se confundem. Uns falam 50 mil, 55mil, mas temos um numero aproximado de 62,170 mil habitantes em nossa cidade, ou seja, ela já foi pequena hoje seu crescimento comparado ao seu passado é alto.

Créditos: Foto retirada da web.

8. Museu do Tropeiro:

Sim, possuímos um museu que conta um pouco mais sobre nossa história. Quando os tropeiros passaram por aqui e se instalaram no território foi de grande ajuda para o crescimento e formação da cidade. Um dos mais importantes viajantes foi Jerônimo Soares Rosa, que adquiriu uma sesmaria no bairro do pinhal.

Créditos: Foto retirada da web.

9. Estação de trem Boituva

A linha tronco vai até as margens do riu Paraná, e para nós teve uma importância enorme principalmente na época das lavouras e produções de algodão e milho. Ligando diretamente Sorocaba a Boituva, entre outras cidades, que essa ligação leva o nome de Sorocabana. Ao longo do tempo sofreu inúmeras restaurações.

Estação Ferroviária de Boituva.

10. Cachoeira Gorillas e Cachoeira da Apple:

Contamos com 2 cachoeiras para nossa diversão e se refrescar em dias de muito calor. As quedas do município ficam no meio de trilhas protegidas pela natureza.

Créditos: Foto retirada do Google Maps, Cachoeira da Apple”.
Retirada do Google maps, “Cachoeira do Gorilla”.

Agora comente aqui dizendo se conhecia ou não essas curiosidades/lugares da nossa cidade e se esquecemos algum escreve aqui para juntos tornarmos a cidade mais bonita e conectada com informações concretas. A população desconhece muita coisa, mas calma estamos aqui para resolver essa falta de informação.


Quer saber mais sobre Boituva? Leia também:

https://conteudo.solutudo.com.br/solutudo/como-era-boituva-antigamente-confira-fotos-surpreendentes-do-antes-e-depois/

https://conteudo.solutudo.com.br/boituva/adestradores-de-boituva-treinam-animais-que-brilham-no-cinema-e-na-televisao/

https://conteudo.solutudo.com.br/solutudo/roteiro-baratao-4-lugares-com-precos-acessiveis-para-voce-comer-bem-em-boituva/

Gostou Segue nossas redes sociais:

Facebook: Solutudo Boituva Instagram:@solutudo.boituva.

Vamos conhecer cada cidade juntos desse nosso interior, então não deixa de sempre conferir a Solutudo!

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui