Todo boituvense conhece a famosa coxinha do Viras, os turistas que visitam Boituva dizem ser uma das melhores do Brasil, o segredo para todo o sucesso é a tradição, amor e muita dedicação. Meliza Gusmão, finalista do concurso Prato Típico Boituvense e uma das proprietárias do Vira’s Café, falou um pouco sobre a mais nova criação gastronômica de Boituva, a coxinha de abacaxi, ou como foi batizada: Abacaxinha.

Meliza é especialista em massas e produz artesanalmente a melhor coxinha de Boituva, conta que se inscreveu para o concurso Prato Típico Boituvense após muitos clientes e amigos incentivarem ela a participar. 

Meliza no balcão do Vira’s Café – Foto: Arquivo pessoal Meliza Gusmão

O concurso Prato Típico Boituvense definiu qual iguaria gastronômica seria o prato típico da cidade, a regra principal era que o abacaxi fizesse parte da composição do prato, ao todo foram cinco finalistas. 

Segundo Meliza, ela ficou em dúvida de qual seria o seu prato,  após pensar muito teve a ideia de unir a melhor coxinha de Boituva ao concurso, criando a original Abacaxinha.

Foram testes e mais testes, trabalhar o abacaxi em uma coxinha foi uma missão desafiadora, pois a fruta não combina com qualquer alimento, principalmente em um prato salgado.

Meliza Gusmão finalista do concurso Prato Típico Boituvense – Foto: Matheus Bonates

Após pesquisas, Meliza decidiu unir a carne suína com o abacaxi, pois são ingredientes que harmonizam. Entretanto, ela sentia que faltava algo para deixar o prato mais original, então surge em sua mente a ideia de desenvolver uma massa de abacaxi. Após alguns testes nasce uma criação única e original com uma massa maravilhosa.

“Eu fiquei até uma hora da manhã desenvolvendo a massa, enquanto estava fazendo
subiu um cheiro maravilhoso de abacaxi, foi aí que eu percebi que esta era a receita”, explica Meliza.

Abacaxinha – Foto: Arquivo pessoal Meliza Gusmão

Depois dos testes de massa, faltava desenvolver o recheio e a apresentação do prato. Inicialmente, a parte de cima da Abacaxinha seria finalizada com requeijão e abacaxi, porém ela alterou para requeijão com deliciosa farofa de bacon que combinou perfeitamente com o sabor da massa e do recheio de carne suína.

O prato estava pronto e agora faltavam os jurados experimentarem, uma banca composta por chefs de cozinha e uma influenciadora da região avaliaram a Abacaxinha e amaram o prato idealizado pela Meliza. Sua coxinha ficou em segundo lugar no concurso. 

“A Stella ganhou o concurso, conheço ela desde criança e foi
super merecido, o prato dela ficou maravilhoso”, conta Meliza.

Após o concurs,o Meliza recebeu o pedido de muitas encomendas para a Abacaxinha e quem come diz ser uma explosão de sabores, sendo algo totalmente novo, uma verdadeira festa para o paladar

A partir da segunda-feira, 19 de maio, a Abacaxinha estará compondo o cardápio do Vira’s Café como uma quantidade limitada por dia, afinal, são feitas artesanalmente. Então, se você quer experimentar a maravilha gastronômica corre no Vira’s a partir de segunda e garanta a sua.

Abacaxinha – Foto: Arquivo pessoal Meliza Gusmão

Apesar de a Meliza não ter ficado em primeiro lugar no concurso, ela ganhou uma coisa muito mais importante do que um prêmio. O sentimento de dever cumprido, criando uma especiaria gastronomica que talvez seja única, não apenas em Boituva, mas em todo o mundo. Mostrando que a persistência, motivação e inovação é algo que já faz parte da cultura do povo boituvense.

Além disso, presenteou Boituva com uma nova maravilha gastronômica que fará parte do repertório cultural dos boituvenses daqui a diante. 

Conheça o Instagram do Vira´s Café clicando aqui.

As coxinhas do Vira’s são maravilhosas né? Aproveite quando estiver na cafeteria e tire uma foto com a sua coxinha favorita marcando a @solutudo.boituva no Instagram.


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Boituva. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Boituva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Nos siga nas redes sociais.

Fale com o autor

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui