As bandeiras estão presentes em muitas ocasiões- além das tradicionais representações de países, cidades ou estados, há também bandeiras nos esportes, times, entidades, organizações e outros diversos locais.

Amanhã, dia 30 de maio, é o Dia das Bandeiras, e, em comemoração, a Solutudo buscou e trouxe para vocês algumas curiosidades sobre a bandeira e o brasão de Birigui! Vamos conhecer mais um detalhe da nossa cidade?!

O brasão

O brasão de armas de Birigui possui as cores verde, amarelo, branco, preto e azul.

O escudo é a parte principal do brasão. Possui um contorno clássico do tipo flamengo-ibérico (também chamado de escudo português) usado tradicionalmente pelos demais municípios, lembrando a origem portuguesa. Conta ainda com um campo em prata, que simboliza a amizade, equidade, justiça, inocência e pureza.

O escudo possui, na parte de cima, uma concha com uma pérola em seu interior, numa alusão do cognome “Cidade Pérola”. Na parte de baixo, brotam um ramo de café e outro de algodão, que contornam o escudo. Eles representam dois produtos agrícolas importantes no desenvolvimento da cidade.

Há ainda a representação de uma fábrica, com três chaminés fumegantes, numa alusão às indústrias de Birigui. Sobrepondo a fábrica, há um caduceu de ouro (um bastão no qual se enrolam duas serpentes que se defrontam, encimado por duas asas abertas, em posição que suas partes superiores formem um arco), que representa o comércio. As asas representam a figura mitológica que Apolo deu a Mercúrio, usada como símbolo de intercâmbio comercial, mas que simbolizam também a paz e a amizade.

O bastão é o emblema do poder, a serpente o da prudência. O caduceu representa a agudeza e prudência necessárias à eloquência. No escudo, há ainda três faixas ondeadas na cor azul, separadas por quatro faixas brancas menores, que simbolizam o rio Tietê. Em cima do escudo, há a coroa mural, com torres de prata.

O escudo tem como suportes um laço de fitas, formando o pé do brasão, com as cores verde, ouro, preto e branco. Já o listel de cor vermelha fica logo abaixo ao laço de fitas e traz escrito em letras de cor prata “LABOR OMNIA VINCIT” (O Trabalho a Tudo Vence).

A bandeira de Birigui

A bandeira de Birigui foi instituída em 1954, por meio da lei 258. Ela é apresentada por um campo amarelo, cortado à esquerda por uma faixa verde em sentido vertical, com três listras que atravessam o campo amarelo na parte central no sentido horizontal. O verde e o amarelo representam as cores da Bandeira Nacional.

As três listras (preta, branca e vermelha) são representações das cores da Bandeira do Estado de São Paulo. Sobre as listras, está o brasão de armas de Birigui, que em 2014, através da Lei 5.939, passou a ser logomarca oficial da cidade.

Inspirador, não é mesmo?!


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui