O movimento Noroeste Com Vida, em parceria com a Prefeitura de Birigui, criou um projeto visando ajudar e orientar as pessoas com sintomas do coronavírus, sem que estas precisem sair de suas casas: uma central de acolhimento via WhatsApp, telefone fixo e chat virtual.

O projeto foi lançado no início do mês de julho e funciona através de um número de WhatsApp, um número de telefone fixo e um chat virtual, no qual o usuário relata os sintomas e passa por uma triagem, que o orienta a ficar em casa ou procurar um serviço de saúde.

Reprodução/Hojemais

O acolhimento com classificação de risco é realizado por equipe da central, devidamente supervisionada por profissional técnico da saúde, que realizará a triagem e encaminhará o paciente à UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou serviço de saúde equivalente para atendimento médico. De acordo com a avaliação, a pessoa pode também ter a recomendação para ficar em casa, mas nesse caso terá também acompanhamento depois.

Também poderá ser feito um encaminhamento pertinente à atenção especializada e, se necessário, a realização de testes para a covid-19, de acordo ao critério médico. Dependendo dos resultados, o médico responsável realiza a conduta necessária, podendo acionar o Departamento de Vigilância para acompanhamento do paciente, orientando-o em intercorrências, e se necessário, auxiliando para levar este paciente a uma unidade de saúde.

Contato

A população pode entrar em contato com a Central das 8h às 20h.

  • WhatsApp: (18) 99614-8482
  • Telefone fixo: (18) 3637-8090

A princípio, o serviço funciona apenas em Birigui, mas a expectativa é que seja estendido para mais cidades da região.

Dados para acompanhamento da situação local

Os dados e informações coletadas dos usuários servirão também para entender a situação da pandemia na cidade e, dessa forma, auxiliar na tomada de decisão acerca das medidas locais de isolamento social e nas ações de suporte da capacidade hospitalar instalada no município e nos serviços de referência da rede.

Parcerias

A central é uma parceria do Noroeste Com Vida com a Prefeitura de Birigui, Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Governo, Vigilância Sanitária Municipal, Farmácia Futura, Yazigi, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), TNH Digital Health, Tellius Telecom Inteligente, ONGSB (Organização Não-Governamental da Saúde de Birigui) e DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), órgão do governo do Estado.

Fonte: Hojemais.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Birigui e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui