Por Julia Boni.

Felinos são só amor para quem os ama e, hoje, dia internacional do gato, separamos algumas dicas para você cuidar do seu bichano.

Reprodução: Giphy

Gatos saidinhos

Gatos adoram dar um passeio fora de casa, mas você sabia que, fazendo isso sozinhos, reduz a vida deles?

Isso mesmo, o felino que fica passeando sozinho tem mais chances de pegar alguma infecção, ser envenenado e até mesmo atropelado!

Mas como garantir o passeio? Afinal, gatos amam esticar as perninhas e explorar o mundo. E é aqui que as coleiras entram em ação!

No Egito, Grécia e Roma Antiga as coleiras eram usadas para proteger os cachorros e arma contra invasores. Fazem poucos anos que as coleiras de gatos começaram a ser fabricadas, e menos tempo ainda que guias de passeio específicas para gatos são vendidas.

Reprodução: web

Você já viu alguém passeando com um bichano? Definitivamente esta é a maneira mais segura de deixar eles irem até a rua, isto evita brigas, intoxicação alimentar etc.

Ambientes saudáveis

Gatos podem ser criados em ambientes pequenos, como apartamentos, sem estresse algum. Mas é necessário uma boa preparação para recebê-los. Confira:

  • Providenciar comedouro, bebedouro e caixa para areia higiênica
  • Providenciar uma cama bem quentinha
  • Passar em uma consulta com um médico veterinário de confiança para saber como está a saúde dele e receber indicações sobre a ração ideal
  • Apresentar a sua casa ao gatinho para que ele se sinta acolhido e entenda que ali é seu novo lar!

Desde já avisamos que gatos filhotes podem ser mais difíceis de aprender a usar a caixa de areia higiênica, mas não desista! Uma dica é adotar gatos mais velhos junto.

Reprodução: Giphy

“Tchau preguiça! Tchau sujeira!”

Gatos passam longos períodos limpando-se. Há quem diga que eles são deuses da limpeza. Mas não significa que estão livres da água.

Reprodução: Web

O banho de saliva não é prejudicial aos felinos, mas também não consegue remover ácaros e sujeiras alcançáveis apenas pela água.

De tempos em tempos é necessário um banho de banheira com direito a espuma (especial para gatos) e patinhos boiando. Além do mais, eles são fofos demais.

As bolas de pelo são provenientes das limpezas e horas lambendo-se, não se assuste de ver seu bichano vomitando, é comum. Ainda mais na primavera e outono, época de troca de pelagem.

Brincadeiras

É sempre bom lembrar que você não tem um cachorro que fala “miau” mas sim um animalzinho com personalidade e desejos diferentes.

Reprodução: Giphy

Bichanos são parentes de tigres e onças, o que desperta um instinto para caça muito grande neles. Pensando nisso, as bolas (de todos os tamanhos) são ótimos brinquedos:

Mas não se iluda, gatos não ligam para presentes caros e podem brincar até com uma caixa de sapatos.

Pepito foi flagrado brincando com uma caixa. (Reprodução: Bárbara Negrão)

Os brinquedos mais comuns são os arranhadores, que servem para eles afiarem as garras e não arranharem todos os móveis de sua casa.

Adote seu novo amigo

Em Birigui funciona o Gatil Balaio de Gato a mais de 4 anos. Débora conta que eles começaram com 15 bichanos e hoje são mais de 300 no lar temporário.

A parceria com o veterinário Dr. Gustavo Canassa permite a castração aos 6 meses de vida de todos os filhotes no gatil. Os que forem adotados antes recebem, gratuitamente, a castração também.

Débora, a fundadora do gatil, explica que a castração diminui os riscos de câncer de mama, nas fêmeas, e de próstata, nos machos, além de diminuir a necessidade de ir para rua e evitar o abandono de filhotes indesejados.

O Gatil Balaio de Gato sobrevive graças a contribuições voluntárias, doações e eventos para arrecadar dinheiro. Neste mês, eles estão vendendo rondelli prontos.

Reprodução: imagem de divulgação.

Os pontos para doação são: Clínica Meu Pet e a sede do Gatil. Horário de visitação e adoção das 7h até às 8h e das 16h até às 17h30.

Você encontra mais informações com a Débora: 18 99712-2514

Gatos amorosos e amados

Você tem gatinhos e descobriu alguma dica de como cuidar melhor dele? Comente aqui, vamos adorar saber mais.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Birigui e  no site da Solutudo Araçatuba!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Araçatuba e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

2 COMENTÁRIOS

    • eu acho que eu achei este gato de cima com cor cinza com os olhos verdes e a outra cor e branco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui