Que o Mary Dota é o maior da cidade, é fato. Mas, você já se perguntou o motivo do nome? Nós já! Vamos voltar um pouquinho no tempo para entender essa história!

Quando o núcleo habitacional foi construído, em 1990, a ideia inicial era que recebesse o nome Bauru 18.

Foram 3.638 residências construídas pela Companhia Habitacional de Bauru (Cohab) e, em uma escola desta companhia habitacional, trabalhava a personagem da nossa história.

Quem foi Mary Dota?

Mary era uma professora muito dedicada que trabalhava na Cohab. Ela era esposa do ex-vereador Milton Dota.

Por conta de sua dedicação, era muito conhecida em toda a região, principalmente por atuar em projetos educativos que afastavam crianças e jovens da criminalidade.

mary dota
Mary e Milton Dota. Foto: Reprodução/TV Tem

Em uma de suas viagens a trabalho, Mary acabou sofrendo um grave acidente de trânsito e não sobreviveu.

A fatalidade ocorreu pouco antes da inauguração do bairro. Portanto, como forma de homenageá-la, foi decidido que o conjunto habitacional receberia seu nome.

“Eu jamais pensei que pudesse acontecer uma homenagem tão marcante. Não que ela não merecesse, muito pelo contrário, mas não pensei que pudesse passar por tamanha homenagem, inscrevendo o nome dela na história de Bauru”, afirmou o viúvo de Mary durante uma homenagem póstuma à professora.

Legado de Mary

Seu amor e dedicação pelo ensino permanecem vivos por meio de ações de outros moradores que deram continuidade aos trabalhos sociais da educadora.

Desde 1999, a ONG Periferia Legal trabalha incentivando crianças e jovens ao esporte, estudos e outras atividades que desenvolvem cidadania e bem-estar, mantendo-os afastados da criminalidade.

São mais de 80 voluntários trabalhando para manter o legado de Mary vivo ao longo dos anos. Legal, né?


Confira essa e outras histórias de Bauru no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui