Que nossa cidade é um grande polo industrial, é fato. Mas você sabia que diversas grandes empresas conhecidas nacionalmente são 100% bauruenses?

No início do século 20, a formação da economia local se deu por meio de exportações. Nessa época, as demandas por café e algodão começaram a aumentar, e os bauruenses reconheceram a oportunidade de industrialização.

Atualmente, a principal fonte de renda da nossa Springfield brasileira é o comércio, resultado das indústrias criadas por aqui.

Por isso, reunimos algumas grandes empresas que surgiram em Bauru e hoje dominam o mercado do país todinho.

Tilibra

Grandes empresas que são de Bauru e você não sabia. Na foto, o logo e uma imagem da Tilibra.
Foto: Divulgação

Em 1928, João Batista Martins Coube resolveu vender a própria casa e empreender abrindo a Typografia Brasil na Rua Batista de Carvalho.

Com o tempo, ele começou a comercializar brinquedos, tintas, artigos para escritório e centenas de outros itens, ocupando espaços maiores em diferentes localidades da cidade como a Avenida Rodrigues Alves e a Vila Cardia.

Nessa época, por oferecer mais serviços, a empresa passou a se chamar Typografias e Livrarias Brasil.

Com o falecimento do fundador na década de 1970, os filhos assumiram o empreendimento, que se tornou a TILIBRA S/A, uma união das iniciais das palavras tipografia, livrarias e Brasil.

Hoje em dia, a empresa é líder no segmento de papelaria e seus produtos estão distribuídos por diversos estados brasileiros.

Fran’s Café

Grandes empresas que são de Bauru e você não sabia. Na foto, a fachada do Fran's Café na Getúlio Vargas,
Foto: Reprodução/Google Maps

“Mulher, lute pelos seus direitos e tome um cafézinho!”. Essa era a frase que, em 1972, estampava um dos quadros decorativos da primeira unidade da cafeteria, no centro de Bauru.

Tudo começou quando os irmãos Francisco Conte e José Roberto decidiram tornar rentável a paixão por café.

Eles pensaram em um ambiente confortável, principalmente para que as moças da época pudessem tomar um cafézinho e bater papo. Que delícia, né?

Mais tarde, com o sucesso do novo point bauruense, o Fran’s Café abriu uma unidade na rodoviária da cidade e, em 1988, Fran associou-se a José Henrique e inauguraram mais uma unidade no Edifício Itália, em São Paulo.

Algum tempo depois, tornaram o Fran’s uma franquia e espalharam-se por todo o Brasil! Uau!

Supermercados Confiança

grandes empresas
Foto: Divulgação

Depois de formar-se engenheiro civil, Jad Zogheib, natural de Arealva, decidiu comprar dos pais a Casa Confiança, na Vila Falcão, e expandi-la para outras regiões da cidade. Assim nasceu a Rede Confiança.

Em 1992, o engenheiro e empreendedor inaugurou a segunda unidade do supermercado no Mary Dota. Apenas um ano depois, nasceu o Confiança Max, apostando em tecnologia e inovação.

O primeiro caixa especial para idosos, variedade de produtos e conforto nas compras são alguns dos diferenciais que conquistaram os bauruenses, que se tornaram fiéis aos supermercados da família Zogheib.

Mais de 35 anos se passaram e a rede apenas se ampliou e atualmente abrange diversas cidades do interior paulista.

Expresso de Prata

Foto: Divulgação/Expresso de Prata

Angelo Franciscato sempre foi apaixonado por transporte. Porém, a grande empresa de ônibus começou com pequenos trajetos de uma Jardineira entre cidades do interior.

Com o passar do tempo, a família Franciscato foi adquirindo outros meios de transporte e elaborando outras linhas possíveis para proporcionar acesso a diversos municípios, como Botucatu, São Manuel, Areiópolis e muitos outros.

Já na década de 1950, Angelo firmou uma sociedade com seu irmão Alceu e dividiu a administração da frota com o filho Alcides.

A partir daí, foi instalada a sede do Expresso de Prata em Bauru, na rua Irmã Arminda, onde permanece até hoje!

Ampliou o atendimento e passou a oferecer uma frota cada vez mais moderna, bem como viagens à capital. Hoje em dia, já tem mais de 90 anos de história, é reconhecida em todo o Brasil e entre grandes empresas.

Concilig

grandes empresas
Foto: Divulgação

A empresa bauruense de recuperação de créditos e telemarketing teve início com a Mandaliti Advogados e começou sua expansão progressivamente.

Com a sede localizada aqui em Bauru, administra carteiras de cobrança de grandes instituições financeiras bancos nacionais.

Atualmente, tem filiais espalhadas pelo Brasil e realiza é especialista em negociação amigável, prejudicial e judicial, busca e apreensão, reintegração de posse, reserva de domínio e execuções.

Uau! Nossa cidade é realmente propícia ao surgimento de grandes empresas!

LEIA TAMBÉM


Confira essa e outras histórias inspiradoras no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo sobre grandes empresas bauruenses? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui