Está pensando em adotar um animalzinho mas não sabe nem por onde começar a se planejar? Sem problemas!

Adoção é um ato de amor e carinho. Mas, exige muita responsabilidade e planejamento prévio para receber bem o novo amigo, assim como para cuidar dele ao longo de sua vida inteira.

Por isso, conversamos com a veterinária Rhayssa Fernandes Damasceno, da Cuidado Animal Clínica Veterinária para pegar dicas de como se preparar para a chegada do novo amiguinho.

Gif: Giphy

Por onde começar?

“A primeira coisa é pensar se você vai ter tempo e espaço para cuidar do animal, principalmente se escolher um de grande porte”, aconselha a veterinária.

Ao adotar, principalmente cachorros sem raça definida, pergunte se há um tamanho estimado que o animal pode atingir.

Foto: Reprodução/Unsplash
Foto: Reprodução/Unsplash

Dessa forma, você não ficará desprevenido em relação ao espaço que tem a oferecer conforme o amigo de quatro patas cresce.

Além disso, é importante considerar as condições financeiras. “Pense nos gastos. Um pet exige comida de qualidade, cuidados veterinários e dará outras despesas ao longo da vida. Lembre-se que trata-se de uma vida e que ele viverá anos dependendo dos seus cuidados”, comenta Rhayssa.

Gato ou cachorro?

“Uma espécie é totalmente diferente da outra. Gatos são mais reservados, mas isso não quer dizer que não precisem de atenção. Cachorros são mais animados e gostam mais do contato com o dono”, explica.

Ao escolher entre as espécies, considere sua afinidade com cada uma e o que você espera do novo amigo. Ambos exigem cuidados, amor e carinho.

Segundo a veterinária, “felinos são naturalmente mais independentes e tranquilos. Cachorros gostam mais de atenção e são mais dependentes. É importante pensar com qual você se identifica mais”.

Gif: Giphy

Vou adotar!

Se depois de considerar tudo isso você viu que está realmente disposto e tem o que é preciso para adotar, é preciso preparar a casa.

“Antes da chegada do cachorro ou gatinho, é preciso reservar um espaço com potes de comida e água, além de outro espaço para xixi e cocô”, lembra a veterinária.

É importante lembrar de não deixar no chão coisas que ele possa destruir e ter paciência caso isso aconteça. É um ambiente novo e o pet está explorando para se adaptar.

veterinária dá dicas
Foto: Reprodução/Unsplash

Receba-o e cuide dele ao longo de toda a vida com muito amor e carinho. A adoção muda a vida dos bichinhos e também dos donos, pois os dois ganham um novo amigo pra vida toda.

No Centro de Controle de Zoonoses há 60 cães e gatos resgatados, vermifugados e castrados à espera de uma família que cuide deles. Saiba mais clicando aqui

E aí, vamos adotar?

Serviço
Centro de Controle de Zoonoses
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Endereço: Rua Henrique Hunzicker,, 1 – s/n – Jardim Bom Samaritano – CEP 17032-340 – Bauru/SP


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui