Em 2015, um aluno do ensino médio decidiu levar adiante a sua paixão pelo vôlei e fundar um time da modalidade em Bauru.

Tudo começou com as aulas de educação física na escola. Leonardo Lima, então com 15 anos, junto com Beatriz e Josenildo adoravam praticar o esporte, mas se depararam com um obstáculo: as aulas de vôlei chegaram ao fim.

O grupo não pensou duas vezes e decidiu seguir praticando a modalidade. “Continuamos em uma quadra pública com uma bola e uma rede. No início eram poucos atletas, mas o grupo foi ganhando visibilidade. O projeto chegou até a professora Lídia Lima, a psicóloga Fernanda Leite e Adilson dos Reis, que ajudaram o grupo.”

Nascia assim o Voleibol União Bauruense (VUB). Hoje, 4 anos depois de sua fundação, o time é um projeto consolidado na cidade, responsável por garantir a inclusão social dentro do esporte.

Desafios

Por se tratar de um time amador, o VUB lida constantemente com o desafio de se manter. Além das despesas com o material e equipamento utilizado, existem outros gastos, como as taxas de inscrições nas ligas que disputam e o transporte para as partidas realizadas em outras cidades.

Esses custos são mantidos através de rifas, vaquinhas e vendas de uniformas do time. Leonardo nos conta que, entretanto, apesar das dificuldades iniciais, hoje a equipe consegue se manter sem grandes problemas. Isso porque, além de todas as atividades que promovem para arrecadar fundos, eles também são apoiados pela comunidade bauruense com doações e patrocínio da iniciativa privada. “Temos 9 empresas que nos apoiam: Galos Açaí, Silk Bauru, Lanchonete do Lago, Vidraçaria Decorart, Kombosa Shake, Casa das Lonas, FF advocacia, Óptica Sem Limites e Psicóloga Fernanda Leite”, completa Leonardo.

O VUB em quadra. (Foto: Arquivo Pessoal)

O VUB em quadra. (Foto: Arquivo Pessoal/VUB)

Disputas e Conquistas

O VUB vem participando de campeonatos e torneios desde sua fundação. Em 2019, a equipe participa da Liga Amar Vôlei de Cafelândia na categoria sub-20 masculino. O time também possui a equipe feminina sub-20 e uma categoria de base.

Apesar de ter nascido em Bauru, o Voleibol União Bauruense almeja o reconhecimento regional através de conquistas. Logo em seu primeiro ano, o time já faturou o vice-campeonato da Série Prata da liga AABR. Hoje, e busca cada vez mais destaque no vôlei do interior paulista.

Vôlei de Praia

A equipe bauruense deu um novo passo em seus treinamentos. Desta vez, no entanto, o passo dado foi na areia. Em junho deste ano, os atletas do VUB começaram a reforma de um campo de futebol abandonado. O objetivo é torná-lo uma quadra de vôlei de praia e, assim, incluir esta modalidade nos treinos.

Para treinar e Ajudar o VUB

O projeto é destinado a toda a população bauruense e qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar dos treinos. Leonardo nos conta que, no entanto, para integrar a equipe principal, é necessário passar por um período de desenvolvimento. Para fazer parte da equipe “Basta entrar em contato com o projeto através da pagina no Facebook ou Instagram. Pode também comparecer aos treinos abertos de terça à sexta, das 18h00 às 20h00, e fazer a inscrição, que é gratuita”.

Se você deseja apoiar ou patrocinar o VUB, também é simples. Leonardo explica que qualquer pessoas física ou jurídica pode apoiar comprando rifas e uniformes. “Ou pode fazer a compra de um pacote em que divulgamos sua logo em redes sociais, uniformes de jogo e treino e faixas que nos acompanha Bauru afora. Esse acordo fechamos no inicio da temporada, ou na metade dela, o valor é de R$200 dividido em até em 4 vezes”.

LEIA TAMBÉM


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui