Você já teve uma professora que marcou sua vida pra sempre? Daquelas que você se lembra e pensa “quero ser como ela um dia!”?

É esse o sentimento de muitos bauruenses pela educadora Sandra de Cerqueira Cesar, que há 35 anos transforma a realidade de centenas de alunos nas escolas públicas e particulares da cidade.

“Não tive dúvidas sobre a carreira que queria seguir”, relembra com alegria. “Minha família queria muito que eu fosse professora, em especial, meu falecido pai. Não me arrependo“.

sandra
Sandra (56), nasceu em São Paulo e mudou-se para Bauru com a família na década de 80. Foto: Reprodução/Facebook

Trajetória de sucesso

Quando questionada sobre a primeira vez que deu aula, a professora responde com orgulho: “Nunca me esqueceria!”.

“Eu acabara de sair da faculdade e fui chamada pelo Colégio Liceu Noroeste para dar quatro aulas de Inglês, sexta-feira à noite, no antigo Supletivo de Ensino Médio. Isso foi em 8 de Março de 1985. Desde então, nunca parei!”. relembra

Depois, Sandra passou a trabalhar no SESI – CAT 358 Bauru, onde ministrou aulas por 22 anos, até se aposentar.

Nesse período, também prestou concurso para o magistério público paulista, efetivou-se na Escola Estadual Plínio Ferraz, aqui em Bauru. “Este ano, completo 25 anos de rede pública“, complementa.

Coração cheio de lembranças

Apaixonada por arte, literatura e teatro, a professora sempre buscou fazer com que seus alunos adquirissem a capacidade se expressar e falar em público, além de desenvolverem a cidadania e respeito ao próximo.

Por isso, desenvolvia seminários sobre livros como “Os Miseráveis” de Victor Hugo, que aborda situações de desigualdade social e como a criatividade e esforço podem transformar a realidade de alguém.

Lembro de uma aluna que ao final do seminário veio até mim e disse: “Professora, um dia quero ser como a senhora”. Isso me marcou muito porque, até este momento, não imaginava que eu estaria sendo um “modelo” para os alunos.

Porém, a diferença que fez na vida de seus alunos ultrapassou as barreiras da sala de aula.

Mesmo depois de tantos anos, muitos ainda se lembram claramente de características marcantes da professora Sandrinha e dos seminários literários.

“Certo dia, fui ao guichê da rodoviária aqui em Bauru e solicitei ao atendente uma passagem para São Paulo. Ele olhou para mim e disse: Eu te conheço! Você me deu aulas de Português! Nós estávamos em círculo e discutindo sobre a leitura de um livro, só não lembro qual. Nunca esqueceria sua voz, professora Sandra!”, relembra a educadora com carinho.

Legado na educação bauruense

Lembrada por todos com muito carinho, a professora que dedicou mais da metade de sua vida até hoje à educação dos bauruenses orgulha-se de sua trajetória e das vidas que já tocou por meio das aulas.

Atualmente, aposentada pelo SESI, Sandrinha continua trabalhando como professora coordenadora na Diretoria de Ensino de Bauru.

Ao todo, mais de 10 mil alunos da nossa cidade sem limites já receberam os ensinamentos da professora ao longo de seus 35 anos de profissão.

Fiz a coisa certa! Não me arrependo nem por um minuto de ter me construído profissionalmente dentro de uma sala de aula. Faria tudo novamente! Sou muito grata a todos e a tudo que vivi!!

finaliza a professora com alegria.

Que incrível saber que existem profissionais como a Sandra na nossa cidade, né?

Vamos valorizar os professores!


Confira essa e outras histórias de Bauru no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui