Você sabia que segunda-feira (21), foi dia do podcast? Esse tipo de mídia está sendo cada vez mais consumida por pessoas de todas as idades e também, claro, pelos bauruenses. Que tal conhecer alguns podcasts feitos em Bauru?

Se atualiza, irmão

O podcast das alunas de jornalismo da Unesp Adriele Silva e Tatiany Garcia surgiu na produção do trabalho de conclusão de curso e já está fazendo a diferença na vida dos vestibulandos.

Tatiany é professora de atualidades no cursinho Primeiro de Maio e percebeu a dificuldade dos alunos em ter que absorver tanto conteúdo sobre diversos temas em aulas de apenas 45 minutos.

“Tivemos a ideia de criar um produto que otimizasse o tempo dos alunos. Uma ferramenta de educação acessível”, conta a professora e podcaster.

Os episódios do “Se atualiza, irmão” têm 30 minutos de duração e resumem os acontecimentos da semana no Brasil e no mundo.

Adriele aponta que “A maioria dos alunos trabalha ou faz ensino médio. É difícil ficar por dentro de tantos temas exigidos nos vestibulares. O podcast é prático de ser ouvido enquanto o estudante faz outras atividades, como ir de um lugar para outro, por exemplo”.

“É uma forma de levar conteúdo da sala de aula e da semana numa plataforma gratuita e que dá muita autonomia pro indivíduo, ou seja, ele ouve quando e onde quiser”, complementa Tatiany.

Entre os temas abordados estão política, economia, ciência e tecnologia, questões internacionais, meio ambiente e também o mundo das celebridades.

Produção

“Eu e a Taty dividimos o temas. Cada uma é responsável por fazer o roteiro de três editorias. A gente também cria infográficos para o Instagram e produz textos para a plataforma Medium, caso o ouvinte queira se aprofundar mais sobre o que ouviu”, explica Adriele.

Gif: Giphy

As meninas selecionam os temas mais importantes da semana e as informações que serão relevantes para o publico-alvo: alunos de ensino médio e vestibulandos.

“Tem que gostar do trabalho que você se dispõe a fazer, ter criatividade para editar e criar sua identidade enquanto podcast. Isso além de disponibilizar tempo, porque não fica pronto do dia pra noite, não!”, brinca Taty.

Quero ouvir!

O podcast “Se atualiza irmão” está disponível no Spotify.

Você pode acessar o conteúdo em texto das meninas no Medium clicando aqui. Para seguir o “Se atualiza no irmão” no Instagram, clique aqui.

Sanduíche Podcast”

“Em 2017, estávamos muito empolgados com alguns podcasts que ouvíamos. Então, surgiu a ideia de criar o nosso”, conta o podcaster Daniel Barbosa.

Ao lado de Raphael Mortari, Ana Laura Fanini e Northon Domingues, os amigos conversam sobre temas de cultura pop em geral.

O Podcast Sanduíche é um diálogo informal entre os participante, no qual o ouvinte sempre se identifica com a opinião de algum deles sobre os assuntos.

podcast
Foto: Divulgação

Daniel conta que “os temas, geralmente, são decididos no grupo dos participantes e escolhemos pessoas que conheçam o assunto ou que tenham pontos interessantes para a mesa” e assim, nascem os debates em tom de conversa.

Inteligência Artificial, séries, personagens, cultura nerd e filmes de heróis são alguns dos temas que o podcast aborda.

Diferencial

Se você é um ouvinte assíduo desse tipo de mídia, deve saber que existem centenas de podcasts sobre cultura pop.

Porém, no Sanduíche Podcast existe o diferencial de focar nas opiniões dos participantes e evitar os temas que já foram muito debatidos em outros podcasts.

“Provavelmente, já existe um podcast para qualquer assunto que você imagina. Então, não adianta fazer um apenas para ser produto. Faça um para eternizar seus debates, o primeiro ouvinte satisfeito deve ser você mesmo”, diz Daniel.

Quero ouvir!

O Sanduíche Podcast está disponível no SoundCloud, iTunes e Spotify.

Gostou de conhecer alguns podcasts feitos em Bauru? Aproveite para conhecer escritores bauruenses clicando aqui.



Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui