Benedito Lopes, conhecido por todos como Seu Benê, há 24 anos é figura carimbada na Praça da Paz, região Central de Bauru, no interior de São Paulo.

Sua fama se espalhou pelo Brasil, já deu entrevistas para a Folha de São Paulo, Guia Quatro Rodas e até saiu na Rede Globo. O reconhecimento tem um motivo bem doce, a criatividade desse senhor de 65 anos foi capaz de criar as mais malucas e deliciosas combinações de churros.

Por aqui, nada de chocolate e doce de leite! A porção generosa promete unir sabores do tradicional aos mais ousados!

Infelizmente seu Benê não mais participa com tanta frequência do dia a dia do trailer da família Lopes devido a uma lesão nos tendões dos dois braços. As lesões foram causadas pelo trabalho de seu Benê na produção dos churros. Mas, felizmente, ele continua inovando nos sabores de churros junto com sua família.

O Original

À frente do trailer mais procurado de Bauru, o Churros Oba-Oba, seu Benê tem motivos de sobra para encantar a clientela: simpatia, conversa leve e um bom churros nunca faltam por ali!

Parada obrigatória para visitantes e moradores da cidade, à primeira vista é fácil se perder em meio à tantas possibilidades: são mais de 60 opções no cardápio e a vontade é experimentar todas.

Orgulhoso de suas criações, ouvimos seu Benê contar detalhes de cada sabor e nome escolhido. Pode parecer mentira, mas cada palavra tem uma razão especial de ser e, se não tiver, esse divertido senhor já inventa uma para contar a quem pergunte!

Tudo aqui nasceu por brincadeira. Eu tentava algum sabor, experimentava, se gostasse, colocava no cardápio. Você pode procurar na internet, nenhum lugar do mundo faz um churros como esse!

Churros Hilda Furacão
Hilda Furacão, o clássico churros com catupiry, doce de leite e chocolate, desde 1998. (Foto: Arquivo pessoal)

“Se eu te der um você experimenta?”

Uma de suas ideias mais originais surgiu de um momento bem comum conhecido por todos: a fome. Queria atacar um pastel de frango, mas porque não usar a massa de churros no lugar?

Foi o que fez! Desde então, seu Benê faz questão de mostrar aos clientes que estranho é não experimentar. “Se eu te der um você prova?”, oferece aos fregueses atônitos com um sabor tão diferente. Na primeira mordida a estranheza se desfaz, e seguem para casa satisfeitos com a nova descoberta.

Churros frango com catupiry
Churros Kokó Katu: frango com catupiry. (Foto: Arquivo pessoal)

Aqui, se qualquer cliente der uma mordida e não gostar, pode devolver! Quando comecei, aguentei muitas risadas, muita gente fazendo piada das minhas criações, desacreditando de mim. Sim, sou louco, mas minha loucura fez meu trabalho sair na Folha de São Paulo, na Bandeirantes, no Guia Quatro Rodas.

Histórias e Sabores

Em 24 anos de história, muitas pessoas passaram pela trajetória do Oba-Oba, Seu Benê faz questão de homenageá-las em um nome para suas criações.

El Ninho, Cupido, Hilda Furacão, Cara-de-Pau, Cafetina Eny, MargueRita, Amor Diamante, Sogra de Olho, Kokó Katu, Kid’s Graça, Cai…Pirado e por aí vai…Uma infinidade de nomes, sabores e histórias recheiam o trailer de Seu Benê, e ele faz questão de creditar cada nome à quem o sugeriu com muito carinho.

“Tem nome engraçado, tem nome pornográfico, proibidão, tem homenagem à pessoas queridas, à artistas famosos, tem de tudo!”

Poderia passar horas contando cada um deles, uma forma de agradecimento ao apoio e motivação que recebeu ao longo dos anos.

Cai…Pirado

Seu Benê gosta de conversar, mas também sabe ouvir como ninguém. Dois irmãos gêmeos apareciam todos os finais de semana no trailer, um deles era apaixonado por doces com limão, e vivia pedindo ao chef para criar um churros com esse azedinho peculiar.

“Um sábado ele veio aqui, quando chegou a vez dele na fila, pediu dois Hilda Furacão. Falei que para ele não ia fazer esse sabor e preparei de surpresa um de doce de leite com limão. A hora que ele mordeu foi um sucesso! Todo mundo depois dele na fila quis a mesma combinação. Perguntei a ele qual nome deveria colocar, ficou “Cai…Pirado”, de caipirinha com pirado.”

El Ninho

O sabor queridinho Nutella com Leite Ninho foi invenção de Benedito. Quando estreou a novidade vivia escutando que não ia dar certo, que a clientela só gostava de Doce de Leite. Insistiu, deu certo, mas ainda faltava o toque final para a criação ficar completa:

“Eu estava procurando o nome e queria colocar “Ninho do Amor”, falei da minha sugestão para duas alunas da Unesp; uma gostou, mas a outra disse: “e se for El Ninho?”. E tá aí! Ficou bom e eu aderi!”

Churros El Ninho
Churros El Ninho. Caprichado no recheio e cobertura. (Foto: Arquivo pessoal)

MargueRita

Dedicado à Rita Cadillac, musa da década de 1970, o sabor foi uma invenção especial para a artista, que o provou pessoalmente!

“Perguntei a ela se queria um churros doce ou salgado. Estava torcendo para ela falar doce, já estava com o nome pronto e tudo na minha cabeça, mas ela falou salgado, aí lascou.

Churros MargeRita
Leandro, filho do Sr. Benê, junto com Rita Cadillac segurando o churros que leva seu nome. Foto: Arquivo pessoal

Perguntei ao meu menino (Leandro) o que íamos fazer, inicialmente seria de frango com cheddar, mas pensei melhor e o sabor veio automaticamente junto com o nome: MargueRita, Queijo Muçarela, Catupiry, Tomate e Manjericão! Tudo fez sentido e ela adorou!

Gratidão

Cada conto de seu Benê, é finalizado com agradecimentos calorosos a cada personalidade que passou pelo trailer Oba-Oba, a cada pessoa que experimentou seus sabores e que acreditou em seu trabalho.

Figura querida por todos na cidade, deixa um obrigado especial para todos os estudantes de Bauru, que sempre reservam um tempinho na semana agitada para uma conversa e um churros com seu Benê.

Serviço

Churros Oba Oba

  • Endereço: Praça da Paz, S/N – Jd Panorama
  • Horário de funcionamento: todo dia das 16h às 00h
  • Telefone: (14) 99793-9917
  • Site | Facebook

Confira essa e outras histórias de Bauru no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui