Você sabe como surgiu a rádio em Bauru?

Hoje em dia, nossa cidade é cheia de podcasters, estudantes de rádio e tv, radialistas e estudiosos da área, porém, nem sempre foi assim.

Durante muito tempo, tivemos uma única estação de rádio, que foi se desenvolvendo juntamente ao avanço da ferrovia e da modernização urbana.

Bora saber mais sobre a história desse veículo tão importante aqui na Springfield brasileira!

PRG-8 Bauru Rádio Clube

Essa foi a primeiríssima emissora de rádio a surgir por aqui e a segunda de todo o interior, por isso, é lembrada com muito carinho pelos moradores.

No Brasil, o veículo rádio chega em 7 de setembro de 1922. Já aqui em Bauru, a primeira rádio nasceu pouco mais de 10 anos depois, em 8 de março de 1934.

Você já ouviu falar no nome João Simonetti, certo? Ele é uma figura importante na história do rádio e da televisão bauruenses.

Isso porque foi ele quem fundou a PRG-8 Bauru Rádio Clube. O italiano era amigo pessoal do ex-presidente Getúlio Vargas e, aos poucos, conseguiu a concessão para que Bauru começasse a emitir as ondas eletromagnéticas com sinal de rádio.

Em uma vinda à Bauru para comício, Vargas chega a saudar Simonetti em uma transmissão da PRG-8. Uau!

rádio
Foto: Unsplash

Alguns historiadores e estudiosos do rádio acreditam que a proximidade de Vargas com Simonetti tenha facilitado o alvará para o funcionamento da estação.

Isso porque, naquela época, a legislação para o funcionamento de uma rádio era diferente da que temos hoje, por isso, demandava tempo até os proprietários conseguirem autorização para o funcionamento.

Por isso, a PRG-8 foi, por quase 20 anos, a única rádio da nossa cidade, até que a partir de 1950 começasem a surgir outras estações, como a Rádio Auriverde, ao lado do antigo Cine Clube, em 1956, e a Rádio Terra Branca, em 1958.

Estrada de ferro Noroeste Brasil

O desenvolvimento das rádios cresceu junto com a estrada de ferro e a urbanização de Bauru.

Aos poucos, o rádio torna-se um confiável e presente veículo de comunicação que não pertencia mais somente à elite, mas também à toda população.

rádio
Estação Ferroviária de Bauru. Foto: Reprodução/Histórias de Bauru

Ao longo dos anos, essa mídia consolidou-se na cidade e, hoje em dia, faz parte da vida dos bauruenses, seja para ouvir música, notícias ou podcasts de diversos gêneros.

Nossa Bauru é cheia de história com a comunicação radiofônica.

Bora valorizar as rádios locais!


Confira essa e outras histórias de Bauru no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui