Que a Cidade Sem Limites é reconhecida por ter um dos melhores carnavais do interior paulista não é novidade. Mas você sabia que o Sambódromo de Bauru foi o segundo a ser construído no Brasil?

A passarela do samba bauruense foi fundada em 1990, depois apenas da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e antes mesmo do famoso Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, inaugurado em 1991.

O sambódromo “Guilberto Carrijo” conta com uma pista de aproximadamente 700 metros de extensão, com 450 deles destinados à área de desfile, e capacidade para 20 mil pessoas nas arquibancadas e no camarote. Além de ser uma das estrelas do carnaval e de receber as escolas de samba da cidade, é palco de diversos eventos do município.

A passarela do samba bauruense foi fundada em 1990, depois apenas da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e antes mesmo do famoso Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, inaugurado em 1991.

Quem foi Guilberto Carrijo?

Nascido em família carioca, esse nome foi muito importante para a construção do cenário do samba na nossa Cidade Sem Limites.

Assim, para saber mais sobre a história desse ponto turístico tão importante, fomos em busca de ninguém menos que o filho de Guilberto Carrijo, que dá nome ao sambódromo.

José Ricardo Carrijo conta que o pai sempre foi apaixonado pela festa típica brasileira. Guilberto costumava fazer excursões de Bauru para os carnavais do Rio de Janeiro, com idas ao sambódromo, desfiles de rua e bailes, em especial o baile do Bola Preta, no qual foi, inclusive, homenageado algumas vezes.

Sambódromo
Sr. Guilberto Carrijo. Foto: Mafuá do HPA

Herança

José Ricardo também comenta que a paixão pelo samba segue na família. Os Carrijo participam ativamente no carnaval de Bauru!

Como coordenador do Carnaval bauruense, Guilberto inspirou o nascimento e crescimento de muitas escolas.

Como gratidão à dedicação para manter a festa viva anualmente, o sambódromo leva seu nome. Assim, esse personagem será sempre lembrado por meio de um dos pontos mais conhecidos de Bauru.

Foto: Reprodução/Facebook

Referências
Entrevistado: José Ricardo Carrijo
Blog: Mafuá do HPA

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

4 COMENTÁRIOS

  1. Seria muito interessante saber de quem é o projeto do Sambódromo. É importante dar crédito também aos idealizadores, desde o projeto até a entrega!

  2. Quem projetou o sambódromo de Bauru? Deveria aparecer na matéria…acho importante creditar ao projetista, pois faz parte da história também.

  3. Gostaria de saber quem projetou o Sambódromo de Bauru, pois para o resgate da história é necessário que possamos conhecê-la por completo.

  4. Bauru deve saber quem projetou o Sambódromo de nossa urbe!
    Relembrar nossa história é algo salutar!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui