Se você viveu em Bauru entre os anos 1950 e 1960, com certeza vai se lembrar e identificar esses lugares, além de concordar que eles fazem muita falta!

Alguns mudaram muito, outros só se modernizaram um pouco. Mas a realidade é que, na memória de muitos, a cidade permanece do jeitinho que aparece nas fotos abaixo – pelo menos nas lembranças!

E aí, vamos conferir?

Cine Bela Vista

lugares
Foto: Reprodução/História de Bauru

Esse era o ponto de encontro bauruense para quem queria ficar por dentro dos lançamentos cinematográficos da época! Era também um ótimo programa para curtir com amigos, família ou até mesmo a paquera!

Carinhosamente, alguns o chamavam de ‘pulgueiro” e têm lembranças boas não só do cinema, mas da pracinha localizada na frente, onde havia música aos domingos. Uau!

Estação ferroviária

lugares
Foto: Reprodução/História de Bauru

Quem nasceu depois dos anos 1980 dificilmente saberá o que é viajar de trem! Nós já contamos o passo a passo de uma experiência que era tão comum no passado, e sabemos que o auge do número de trens de passageiros foi na década de 1950.

Mas os bauruenses que vivenciaram essa experiência têm muita história pra contar. “Muitas famílias têm ligação direta com esse lugar. São diversas gerações que trabalharam aqui. Só a Noroeste teve cinco mil funcionários na ativa. A Companhia Paulista, cerca de mil e quinhentos. Era muita gente trabalhando! Quando era dia de pagamento, o comércio ficava em festa. Os trabalhadores tinham prestígio!”, conta Douglas Alves Ruzon, pesquisador, especialista na história da ferrovia, educador e maquinista.

As viagens foram parando de acontecer aos poucos e, em 2010, o prédio foi comprado pela Prefeitura. Mais tarde, o local foi transformado em museu.

Colégio Guedes de Azevedo

lugares
Foto: Reprodução/História de Bauru

Que é uma delícia relembrar os tempos de colégio, é fato. Os aprendizados, as experiências marcantes, o convívio com os amigos… São memórias que ficam guardadas para sempre!

O colégio Guedes de Azevedo, localizado na época entre as ruas Manoel Bento Cruz, Araújo Leite, Cap. João Antônio e Antônio Alves, é um lugar que faz parte desse período para muitas pessoas na Cidade Sem Limites, tendo em vista que foi fundado em 1925!

Mas para quem estudou na escola, que hoje funciona em outro endereço, essas lembranças precisaram ficar guardadas apenas no coração, já que o prédio foi demolido.

Bauru Tênis Clube

lugares
Foto: Reprodução/História de Bauru

O famoso BTC marcou a juventude de muuuitos bauruenses. Nesse clube, aconteciam diversos tipos de eventos, desde formaturas, festas de debutante até reencontros de amigos de escola e muito mais.

Além disso, havia programações especiais para cada dia da semana. Aos domingos, por exemplo, era dia de “aperitivo dançante” e havia comida e muita música para animar o restinho do fim de semana.

Praça Rui Barbosa

Foto: Reprodução/História de Bauru

A praça ainda existe, mas está bem diferente, não é? Essa imagem antiga provavelmente transportou muitas pessoas para o passado!

Quem visitou o espaço público na década de 1960 garante que havia peixinhos nadando no lago e até pequenos macaquinhos nas árvores. A banda da polícia militar costumava fazer apresentações gratuitas na praça e todos as assistiam comendo a pipoca vendida por um senhorzinho. Que delícia!

Aproveite para conferir nossa matéria sobre a história da praça Rui Barbosa!

E você, gostou de viajar um pouquinho no tempo com esses lugares? Aproveite para conferir mais fotos de antes e depois da nossa cidade!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui