A nossa cidade possui uma relação estreita e importante com a ferrovia. A chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil a Bauru, em 1904, marcou o crescimento e desenvolvimento do município, fazendo de Bauru um importante centro.

Para celebrar essa parte tão fundamental de nossa história, a Prefeitura de Bauru promove, neste sábado e domingo (28/9 e 29/9), o “XI Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru” na Estação das Artes (Antiga Estação Ferroviária).

O evento é uma realização pela Secretaria Municipal de Cultura, do Museu Ferroviário Regional de Bauru e conta com a parceria da Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru (APFFB).

Encontro irá contar com  exibição da locomotiva a vapor 278, a Maria Fumaça, que completa 100 anos em outubro e é um símbolo da ferrovia em Bauru. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bauru)
Encontro irá contar com exibição da locomotiva a vapor 278, a Maria Fumaça, que completa 100 anos em outubro e é um símbolo da ferrovia em Bauru. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bauru)

O encontro acontece em comemoração ao “Dia da Ferrovia em Bauru” de acordo com a Lei nº 4819, de 26 de setembro de 1986, lembrando a data da partida do primeiro trem da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil para Jacutinga, hoje cidade de Avaí, em 1906. Por esse motivo, o evento é realizado próximo à data comemorativa. O evento terá início no sábado (28), às 9h e seguirá até às 17h. No domingo (29), acontece das 9h às 15h.

O encontro e suas atrações

Na plataforma da Estação estarão os stands com produtos de ferromodelismo, memorabilia ferroviária, livros e souvenires como camisetas, cartonaria e miniaturas em exposição e à venda. Os escritores Adilson Motta, Edson Fernandes e Mauro Vieira participarão do encontro.

Os visitantes poderão garantir exemplares dos livros “Maria Fumaça e seus sete filhos”, “Fronteira Infinita: índios, bugreiros, escravos e pioneiros na Bahurú do século XIX” e “Bis…Muito além de um refrão” com dedicatórias exclusiva de seus autores.

+ SORRI-BAURU celebra 43 anos de atuação com 50 mil atendidos

Às 10h30 e às 14h30 ocorrerão sorteios de kits aos visitantes que, para participar, deverão retirar os cupons no stand da APFFB.

Também na mesma plataforma, os visitantes poderão conferir as locomotivas restauradas e uma exposição que contará um pouco mais sobre os procedimentos de restauro ali aplicados, Ainda no sábado, haverá apresentações musicais da Orquestra de Violas Sertanejas às 14h, e do coral Amor e Luz às 15h.

Ainda no carro pedagógico, haverá Contações de Histórias para crianças com a contadora Neli Viotto (sábado, às 11h30, 14h e 16h e domingo às 11h e às 14h).

Para os apaixonados pela ferrovia, haverá a exibição da locomotiva a vapor 278, a Maria Fumaça, que completa 100 anos em outubro, e o Live Steam, com composições ferroviárias de funcionamento idêntico às reais, mas em tamanho reduzido.

A locomotiva a vapor 278, a Maria Fumaça. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bauru)

No carro pedagógico recém-restaurado pelo Projeto Ferrovia é Cultura ocorrerá a exibição de documentários sobre a história da ferrovia em Bauru, entre eles o título “De Volta aos Trilhos”, com o roteiro de Giovane Navarro, nos horários: sábado às 10h; 13h e 15h e domingo às 10h e 13h.

Praça de alimentação na ferrovia

Esta edição traz ainda uma praça de alimentação durante todo o evento com opções variadas para todos os gostos e bolsos.

Entre as opções, Food Trucks que oferecem o Sanduíche Bauru certificado (Do fundo do Bauru), batatas fritas (Duval), churros (Dona Florinda), doces artesanais e dadinhos de tapioca (Mão Caipira), espetinhos, pizzas artesanais (Pizza Grega), tacos mexicanos, crepes franceses (Ocasionally’s Gourmet), torresmo de rolo (D’Lucia), pipoca, cerveja (apenas no sábado) e chopp artesanais (apenas no domingo), além de refrigerantes e água.

Os visitantes poderão ainda interagir com o painel fotográfico e levar uma fotografia histórica como souvenir. O Museu Ferroviário Regional de Bauru estará aberto à visitação durante todo evento.

Serviço

“XI Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru”
Data: sábado, 28/9, das 9h às 17h | domingo, 29/9, das 9h às 15h
Local: Estação das Artes (Rua Primeiro de Agosto, 1-36)
Entrada gratuita

Cronograma de atrações

Sábado – 9h às 17h
Exposição de stands e venda
Sorteios – 10h30 e às 14h30
Violas Sertanejas – 14h
Coral Amor e Luz – 15h
Exibição de documentário: 10h; 13h e 15h
Contação de histórias: 11h30, 14h e 16h

Domingo – 9h às 15h
Exposição de stands e venda
Sorteios – 10h30 e às 14h30
Exibição de documentário: 10h e 13h
Contação de histórias: 11h e 14h


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui