Você tem o hábito de ouvir artistas locais? Bauru está cheia de bandas incríveis e que contemplam diversos gostos musicais, sabia?

Muitas vezes, por falta de divulgação e incentivo, acabamos não conhecendo o cenário autoral da nossa própria cidade. Bora mudar isso?

Na próxima quinta-feira (16), no Armazém Bar, vai rolar a quarta edição do evento Sanduíche ATK. Olha aí a oportunidade!

Foto: Divulgação

A partir das 20h, será possível curtir o som de três bandas bauruenses: Geleia Jutaí, Zandare e Yolomood. Para conferir mais informações sobre o evento, clique aqui.

Ok, o rolê de quinta-feira está garantido, né? Então, vamos conhecer mais sobre as bandas que se apresentarão e a cena autoral da cidade!

O que é Sanduíche ATK?

É um coletivo que une artistas autorais independentes de Bauru. Já deu para entender porque de “sanduíche”, certo? Uma referência ao bauruzinho e à união das bandas. Já o ATK vem da palavra “ataque”.

“É cada um atacando com sua arte e mostrando o que tem para acrescentar”, explica Vitinho Zangerolamo, guitarrista e compositor da banda Zandare.

autoral
Vini Iared, Léo Diman, Sol, Vitinho e  Felipe Cassiola. Foto: Christiano Cavlak/Reprodução

É literalmente uma união de artistas locais de diversas áreas. Por exemplo, as artes para divulgação, edição de vídeos e outros trabalhos que o evento exige são feitos por freelancers bauruenses para fortalecer a arte local.

“A ideia é criar uma rede de apoio, organizar eventos juntos e fazer as bandas e outros artistas independentes crescerem juntos” complementa Gustavo Lustosa, vocalista e tecladista da Geleia Jutaí. “A energia que sentimos ao ver o pessoal curtindo vale todo o esforço de organizar os eventos”, garante.

autoral
Yuri Ferreira, Gustavo Lustosa, Caê Oliveira e Bruno olgas, da Geleia Jutaí. Foto: Reprodução/Facebook

Cena autoral bauruense

“Fazer música autoral em Bauru é uma oportunidade de descrever o contexto social por meio das obras. É um recorte histórico do que está acontecendo e sendo refletido na arte, que é produzida por muita gente tempo todo”, afirma Vitinho.

Uma das principais pautas das bandas autorais locais é abrir espaço para que futuros artistas possam encontrar mais oportunidade para mostrarem seu trabalho. Este comportamento receptivo tem relação direta com o aumento no número de artistas locais apostando nas próprias produções.

Segundo Caio Constanzo, baterista da Yolomood, “temos uma onda recente de bandas que estão fazendo essa cena autoral crescer por aqui. Então, ao mesmo tempo que existe o desafio, existe a influência e inspiração. Na minha opinião, é assim que se cria e fortalece a cena”.

autoral
Caio Constanzo, Guilly Piva e Marco Léo, da Yolomood. Foto: Reprodução/Facebook

A importância desse fortalecimento entre os artistas independentes é que, fora da cena autoral, o apoio não é tão grande.

Segundo Gustavo, poucos eventos abrem espaço pro autoral e o Sanduíche ATK é uma saída para isso, visto que é totalmente planejado e organizado pelas próprias bandas do coletivo.

“A arte muda vidas. Qualquer investimento feito em arte melhora a qualidade de vida da população. Tem espaço pra todo mundo, mas falta um pouco de esforço público para que seja divulgado”, acrescenta o tecladista.

Receptividade

“No começo sempre há certa resistência, por isso nos organizamos para prestar um serviço de qualidade”, explica Vitinho. “O principal desafio é fazer tudo acontecer de forma sustentável. O que nos motiva é que a gente faz isso porque ama e quer ver dar certo”, finaliza.

Para Caio, além do apoio entre os artistas, é essencial estabelecer uma relação de confiança e respeito com o público “Precisamos buscar entender o que a população espera de nós. A arte tem que ser recíproca, É um prazer imenso ter pessoas ouvindo o nosso som. Isso só é possível quando tem gente caminhando e produzindo junto.”.

E produção é o que não falta na cena autoral bauruense. Que tal conferir o som das bandas do Sanduíche ATK?

Geleia Jutaí

Zandare

Yolomood

A Yolomood vai lançar oficialmente um EP e está rolando um sorteio para ganhar uma arte exclusiva:

QUER GANHAR ESSE PÔSTER MARAVILHOSO FEITO PELO Raphael Mortari ? Então se liga como funciona!REGRAS DO SORTEIOMarque…

Posted by yolomood on Monday, January 13, 2020

E aí, curtiu conhecer mais da cena autoral bauruense?

Bora fortalecer os artistas locais!


Confira essa e outras histórias inspiradoras no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui