Cuidados com a saúde, orientação jurídica e assistência em situações de vulnerabilidade: você sabia que existem espaços em Bauru que oferecem essas possibilidades a mulheres?

De ações de solidariedade até a iniciativas do poder público, tratam-se de formas de acolhimento às bauruenses.

Conheça algumas delas!

OAB por Elas

O programa OAB por Elas é um programa da Subseção de Bauru da Ordem dos Advogados do Brasil. Criado em 2019 pela Comissão da Mulher Advogada, tem como objetivo oferecer atendimento exclusivo para orientação jurídica em casos de vulnerabilidade ou de violência nas sedes da Delegacia de Defesa da Mulher e da Casa da Mulher.

Tais atendimentos são gratuitos, realizados por advogadas voluntárias, devido à natureza social do programa que disponibiliza um serviço humanizado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em caso de comprovação de baixa renda.

A renovação do projeto foi concluído pela Presidenta da OAB Bauru, Marcia Negrisoli, junto à Secretaria de Negócios Jurídicos (SNJ) do município – tal tratativa é necessária para que o programa continue na Casa da Mulher, que é de responsabilidade da Prefeitura.

  • Atendimentos

Delegacia da Mulher às segundas-feiras, das 9h às 12h; e Casa da Mulher às terças-feiras, das 13h às 16h.

Casa da Mulher

O Centro de Saúde gerido pela Prefeitura de Bauru e pela Secretaria Municipal de Saúde é um espaço que, de acordo com a própria administração da cidade, não tem como objetivo centralizar, mas ampliar o acesso das mulheres ao atendimento de suas necessidades, seja na atenção básica, nas especialidades ou na urgência.

Localizada na Avenida Nações Unidas, 27-28, possui diversos serviços. Confira alguns deles!

  • Planejamento familiar: por meio do Ambulatório de Planejamento Familiar, trata-se do atendimento com relação à saúde reprodutiva e sexual;
  • Gestação de alto risco e risco habitual: acompanhamento pré-natal com oferta, por exemplo, de consultas médicas em endocrinologia e nutrição;
  • Ultrassom e mamografia;
  • Saúde ginecológica e ginecologia acessível;
  • Saúde bucal: suporte odontológico às mulheres em acompanhamento pelos Ambulatórios de gestação de alto risco e em situação de violência;
  • Atendimento a mulheres vítimas de violência: segundo as informações oficiais da Prefeitura de Bauru, a Casa da Mulher oferece assistência médica ginecológica, psicológica, social e jurídica, o protocolo pós-exposição, com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, e a profilaxia pós-exposição ao HIV e contracepção de emergência, quando necessário.

Pachamama Conexão Solidária

Criado em 2020, trata-se de um projeto bauruense de conexão solidária cujo foco é ajudar mulheres, mães, gestantes e famílias em situação de vulnerabilidade na cidade e em toda região. “Pachamama” significa “a mãe que engendra” ou “a mãe que cuida”, e é resultado de uma parceria do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE) com a Revista Helenas, a primeira revista feminista do município.

A rede é composta por voluntários de áreas variadas e já realizou diversas campanhas em mais de um ano de existência, o que englobou desde vaquinhas online e rifas até entrega de enxoval para gestantes e kits com itens de higiene.

Grupo Mulheres do Brasil

Presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, é um grupo que se apresenta como político suprapartidário cuja busca é pautada na igualdade de oportunidades entre gêneros e raças.

Fundado em 2013 por 40 mulheres empresárias e executivas para agir em prol do protagonismo feminino e do engajamento da sociedade civil, já bateu a marca de  100 mil mulheres inscritas e chegou a Bauru em 2020.

Uma das iniciativas do grupo é o “Fundo Dona de Mim” criado para apoiar Microempreendedoras Individuais (MEI) por meio de empréstimos para que mais mulheres possam investir em negócios próprios.

Ações e eventos

Além dos projetos e programas que atuam na Cidade Sem Limites, as homenagens ao Dia Internacional das Mulheres incluem iniciativas como o evento online “Mulheres na História”, que consiste em uma série de vídeos com depoimentos de mulheres que atuam com historiografia, museologia e conservação de documentos históricos. Assim, elas promovem reflexões e análises sobre o papel das mulheres em narrativas que as contextualizam como protagonistas da própria história.

“O objetivo é homenagear mulheres que atuam na área de preservação e memória. Portanto, nós convidamos algumas mulheres que pesquisam esse assunto para compartilharem sobre sua carreira e participação nesses espaços. Queremos trazê-las para o centro desta discussão colocando suas falas em destaque”, expõe a museóloga Luiza Barbosa.

Para conferir os conteúdos, é só acessar o canal da Secretaria Municipal de Cultura no YouTube.

Além disso, também tem ação da Secretaria de Saúde! Por meio justamente da Casa da Mulher, haverá, no dia 26/03, das 8h às 16h30, um Mutirão de Avaliação Clínica das Mamas para as bauruenses.

Para participar, é só realizar o agendamento pelo telefone 99129-6270, do dia 14 a 18/03, das 8h às 16h ou até as 150 vagas abertas serem esgotadas. Assim, a moradora de Bauru deve apresentar os seguintes documentos tanto para o agendamento quanto para o dia do exame: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

Ilustração: Reprodução/Freepik

Conhece mais algum projeto em Bauru voltado a mulheres? Conta para a gente!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui