O mês de janeiro, que marca o início de um novo ano, é oportuno para que as pessoas façam avaliações das suas carreiras e tenham despertado o desejo que evoluir profissionalmente. Seja para quem está em busca do primeiro emprego ou de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, um currículo bem montado é o primeiro passo para alcançar os objetivos.

A bauruense Danielle Nascimento é especialista em gestão estratégica de pessoas, em psicologia positiva aplicada ao trabalho, além de consultora e mentora em desenvolvimento profissional, coach de carreira e graduada em Direito, por isso, dá dicas para montar um currículo que ajudará qualquer candidato a se destacar.

Como montar um bom currículo? Especialista bauruense orienta quem está em busca de oportunidades profissionais
Danielle Nascimento é especialista em gestão estratégica de pessoas, em psicologia positiva aplicada ao trabalho, além de consultora e mentora de desenvolvimento profissional, coach de carreira e graduada em Direito. Foto: Acervo Pessoal

Dicas para um bom currículo

Naquele momento que você separa um tempinho para criar ou atualizar seu currículo, muitas dúvidas podem surgir: será que está bom? Será que devo escrever mais? Ou menos? O que pode me atrapalhar? O que não pode ficar de fora?

Para Danielle, o currículo é o primeiro contato antes do candidato ser chamado para uma entrevista, o que faz de um documento bem apresentado um grande diferencial. Sendo assim, a especialista responde a essas questões para que os mais diversos tipos de profissionais possam elaborar um perfil que evidencie suas qualificações!

  • A princípio, a especialista ressalta que o currículo deve ser claro e objetivo. “Com a grande demanda de arquivos recebidos, o recrutador ficará atento aos objetivos, às habilidades e às competências relativos à vaga, aspectos que já devem estar bem alinhados. Os currículos que tiverem essa preocupação têm grandes chances de se destacar e fazer com que os respectivos candidatos sejam chamados para a entrevista”, explica.
  • Para Daniella, a descrição das habilidades e dos conhecimentos em destaque no documento são características desejadas pelos recrutadores.
  • Assim, se existem itens que podem colaborar com o candidato, também há erros que prejudicam as chances de conquistar a posição desejada. “A falta de atenção com as normas da Língua Portuguesa, um design fora de ordem, a falta de informações estratégicas e um conteúdo desorganizado podem até mesmo eliminar o currículo de um candidato no processo seletivo”, analisa a especialista.

Outra questão levantada pela consultora é que muitos profissionais focam no currículo impresso e somente no envio do documento em momentos em que surgem vagas ou quando buscam uma recolocação no mercado de trabalho. “Porém, atualmente, o currículo digital é extremamente importante. A ferramenta LinkedIn também é uma forma de manter um currículo atualizado, com interações na página do profissional, contatos e networking junto a outras empresas”, pontua.

Quais itens não podem faltar?

Segundo Danielle:

  • As informações pessoais devem estar em primeiro lugar: nome completo, cidade, contato de e-mail e telefone (um número para recados é recomendado);
  • O objetivo é um dos principais elementos e precisa conter a área de atuação, bem como as expectativas profissionais;
  • Faça um descrição do perfil profissional. Isso ajudará o recrutador a conhecer um pouco as vivências da carreira e as habilidades do candidato;
  • A formação acadêmica (cursos técnicos, superiores, de especialização, pós-graduação, entre outros) será um diferencial por demonstrar o conhecimento adquirido;
  • Apresentar um histórico profissional organizado é indispensável. Essa área deve conter o nome da empresa, o cargo exercido, o período de trabalho e uma breve descrição das funções desenvolvidas naquele período. Caso não tenha nenhuma experiência, pode-se citar projetos desenvolvidos, atividades exercidas e até mesmo projetos sociais que somem ao objetivo profissional.
  • Por fim, é muito importante salientar cursos complementares, atividades extracurriculares, idiomas e interesses.
Como montar um bom currículo? Especialista bauruense orienta quem está em busca de oportunidades profissionais.
Foto: Reprodução/Freepik

Perfis e expectativas diferentes

Quando falamos em oportunidades profissionais, é válido ressaltar que existem perfis muito distintos de pessoas que buscam boas posições na carreira. Há quem procure o primeiro emprego, quem já tem experiência e precisa de uma recolocação, quem está empregado e em busca de crescimento e pessoas que querem mudar de carreira ou área de atuação.

Para cada um desses casos, a consultora e mentora de desenvolvimento profissional tem orientações!

A dica para aqueles que ainda não possuem experiência e têm como propósito a primeira oportunidade de emprego é fazer cursos que mantenham os conhecimentos atualizados. “Hoje existe uma variedade grande de cursos profissionalizantes que demonstram, na prática, vivências do mercado de trabalho”, observa Danielle.

O mesmo vale para a recolocação no mercado: busque plataformas de cursos gratuitos que possibilitem especializações e atualizações.

Por fim, tanto para os trabalhadores já empregados em busca ascensão quanto aqueles que estão passando por um momento de transição de carreira, o conselho é explorar serviços de orientação profissional e de carreira que ajudem a traçar metas, identificar os objetivos. Uma análise de mercado e do trabalho exercido são essenciais, além de contribuir para um processo em que é necessário ter clareza, motivação e autoconhecimento.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você deseja ver algum tema por aqui ou conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada na Solutudo, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui