A Câmara de Bauru lançou ontem (1º) serviços de acessibilidade no site que auxilia deficientes visuais e auditivos, mesmo dia em que a cidade comemora 123 anos.

O site agora possui uma barra de acessibilidade no topo das páginas que auxilia a navegação pelo teclado, possibilitando acesso aos deficientes visuais.

Acessibilidade
Cabeçalho do novo portal da Câmara

O sistema é codificado para softwares que fornecem o serviço de leitura de tela como o NVDA e o DOSVOX.

Também será disponibilizado link para o VLIBRAS, que é um conjunto de ferramentas responsável por traduzir conteúdos digitais, como texto, áudio e vídeo, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com essas mudanças, as páginas do Portal da Câmara de Bauru foram projetadas para serem acessíveis e facilmente utilizáveis. Caso tenha sugestões ou encontre alguma dificuldade durante o acesso, a Câmara pede para que entre em contato pelo e-mail portal@bauru.sp.leg.br.

Abaixo veja os detalhes dos atalhos:

Navegação pelo Teclado (Teclas de Atalho)

Utilize as teclas de atalho para ir diretamente a alguns pontos do Portal. Os atalhos são acionados pela combinação de duas ou mais teclas. As teclas de atalho dependem do sistema operacional (Microsoft Windows, Mac OS, Linux, etc.) e do navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Opera, etc.) que você usa. Procure manter-se atualizado quanto à configuração do seu computador, caso as recomendações feitas nesta página não funcionem.

As configurações mais comuns são:

* a tecla ALT para os navegadores Internet Explorer, Google Chrome, Safari e Opera em um computador Microsoft Windows;
* as teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox em um computador Microsoft Windows ou Linux;

Mantendo essas teclas pressionadas, digite também um dos seguintes números para ir direto ao ponto (não utilize o teclado numérico, geralmente à direita do seu teclado):

tecla 1 – Conteúdo principal da página corrente
tecla 2 – Menu principal do Portal
tecla 3 – Campo de pesquisa (busca geral) do Portal
tecla 4 – Rodapé do Portal

Tamanho do texto

Nos navegadores atuais, geralmente existe uma ferramenta de zoom (ampliação ou redução), que consiste em um método eficaz, rápido e agradável de obter textos e imagens no tamanho desejado.

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
pressione a tecla CTRL e digite a tecla – (menos) para diminuir
pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para usar o zoom no Mac OS:

pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla – (menos) para diminuir
pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Ferramentas úteis nos navegadores

Alguns navegadores oferecem ferramentas acessórias (chamadas de extensões ou complementos) para potencializar seu uso. Muitas delas visam a aprimorar a acessibilidade. Aqui vai uma lista de ferramentas que podem ser obtidas para melhorar a sua experiência, com detalhes de onde obtê-las e como instalá-las. As instruções para configuração de algumas dessas ferramentas estão em inglês.

Algumas dessas ferramentas podem acessar suas informações pessoais e utilizá-las indevidamente, expondo você a riscos (como o de ser “rastreado”, por exemplo). Por isso, leia atentamente cada uma das permissões solicitadas pela ferramenta antes de se decidir pela instalação. A Câmara de Bauru não se responsabiliza por eventuais problemas decorrentes desse procedimento.

Usando o Google Chrome:

* Para efeito de aumento e diminuição do texto, adicione a ferramenta Ampliar para o Google Chrome. O ícone da ferramenta de Zoom aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Basta clicar e escolher a configuração desejada.

* Para efeito de alto contraste, adicione a ferramenta High Contrast. O ícone da ferramenta High Contrast aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Clique nesse ícone para fazer a configuração desejada.

Usando o Mozilla Firefox:

* Para efeito de aumento e diminuição do texto, adicione a ferramenta Zoom Page WE. O ícone da ferramenta Zoom Page aparecerá na barra de ferramentas do navegador.

* Para efeito de alto contraste, adicione a ferramenta Dark Reader. O ícone da ferramenta aparecerá na barra de ferramentas do navegador. Clique nesse ícone para fazer a configuração desejada.

Leitores de tela

Os leitores de tela são programas de computador projetados para serem utilizados por pessoas com deficiência visual. Eles capturam a informação apresentada na tela e a transformam em uma resposta falada (áudio) utilizando um sintetizador de voz. A navegação é feita com um teclado comum, na maioria das vezes sem a necessidade de mouse ou de monitor. O áudio é emitido por meio da placa de som do computador. Podem ser de uso público (gratuitos) ou comercializados (pagos). Confira a lista de alguns desses leitores de tela com versões gratuitas:

* DOSVOX: Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um sistema operacional completo rodando em ambiente Windows. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Possui editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras funcionalidades. Para baixar, acesse a página do Projeto DOSVOX.

* NVDA: Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access, é um programa de leitura de tela gratuito e de código aberto. Um diferencial do NVDA (NonVisual Desktop Access) é o fato de não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, CD ou qualquer outro dispositivo removível. Para baixar, acesse a página de download do NVDA.

* Orca: Software de código aberto desenvolvido para o sistema operacional Linux. Além de leitor de tela, é também um ampliador de tela, possibilitando a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível. Para obter informações sobre como baixar e instalar, acesse a página do Orca.

Tradução automática de conteúdos digitais para Libras

O conteúdo do Portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras, o tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais.

* VLibras – É uma ferramenta gratuita de código aberto que traduz automaticamente textos em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras); tem versões para desktopssmartphones e tablets, e também oferece uma plataforma colaborativa para construção de dicionário em Libras (Wikilibras). Para conhecer e obter mais informações, acesse a página do VLibras.

Lembrando que o site da Prefeitura já possui essa ferramenta.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui