Outubro é o mês mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama e por isso, ficou conhecido como Outubro Rosa.

No Brasil, a campanha acontece todo mês de outubro desde 2002, levando informação às mulheres e a toda sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como sua prevenção. A primeira ação foi no parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do famoso Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, símbolo do parque paulistano.

Com o tempo isso se tornou cada vez mais frequente. Atualmente diversas entidades passaram a iluminar prédios e monumentos na cor rosa para alertar sobre a campanha.

Este ano, não acontecerá a tradicional caminhada das “Amigas do Peito” pela Avenida Getúlio Vargas, nem o mutirão da mama devido a pandemia do coronavírus. Porém, a campanha será focada no digital e ações individuais com as medidas de segurança recomendadas e sem aglomerações.

As diversas ações da Secretaria Municipal de Saúde durante todo o mês de outubro alertarão às mulheres sobre a importância de fazerem o acompanhamento médico, e para aquelas na faixa etária entre 50 e 69 anos, a realização da mamografia.

Outubro Rosa Bauru
Outubro Rosa alerta sobre a prevenção ao câncer de mama. Imagem: Prefeitura Municipal de Bauru

Na rede de saúde municipal é possível consulta médica ginecológica e realização de exames, diagnóstico e tratamento aos pacientes.

Apoio do Grupo Amigas do Peito

O Grupo Amigas do Peito é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2003 após o médico mastologista Dr. William Davila Delgallo incentivar reuniões entre suas pacientes a compartilharem apoio e informações. É formada na maioria por mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama e que promovem eventos para prestar assistência às portadoras da doença e ações preventivas de combate ao câncer de mama.

O grupo apoiará a Secretaria de Saúde na realização da campanha este mês, com ações online como entrevistas, depoimentos, orientações profissionais e novidades.

A “Caminhada pela Vida” aconteceu por 12 anos seguidos, juntando milhares de pessoas numa caminhada pela divulgação da campanha. O “Mutirão de Exame Clínico da Mama”, foi realizado por 10 anos junto ao Hospital Estadual de Bauru e já atendeu 6.690 mulheres.

Entretanto, este ano com a pandemia, infelizmente essas ações não poderão ser realizadas, mas a conscientização não pode ficar de lado. Parte da população deixou de fazer exames e buscar ajuda médica devido a recomendação de distanciamento social e de evitar hospitais por conta do coronavírus.

Mamografia

Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer regularmente o exame de mamografia, possibilitando o diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura em até 95%. Nesta outra matéria contamos como você pode fazer o exame com um agendamento digital prévio, evitando aglomerações e espera.

Lembrando que mulheres fora desta faixa etária também devem realizar o exame, neste caso, procurando uma Unidade de Saúde e passando por consulta médica para encaminhamento da mamografia.

A sede do Grupo Amigas do Peito fica na Rua Monsenhor Claro, nº 11-62, Vila Mesquita, Bauru-SP e o atendimento é realizado de terça a quinta-feira, das 14h às 18h. O contato pode ser feito pelo telefone (14) 3243-2262, e-mail:contato@amigasdopeito.com ou redes sociais.

Acompanhe as redes sociais do Grupo Amigas do Peito:


Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui