Muitas pessoas, ao se depararem com um inseto, só têm uma reação: afastá-lo . Porém, o hotel para insetos tem como intenção exatamente o contrário.

Isso porque esses bichinhos podem ser mais úteis do que imaginamos, principalmente quando se trata de agricultura.

Pensando nisso, o Projeto Cemeia, que tem como foco trazer conhecimento sobre a procedência dos alimentos, construiu uma instalação para abrigar os pequeninos.

hotel para insetos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Bauru

Construído com restos de madeira em decomposição, bambu, rolha e pinha, o hotel para insetos possui seis ambientes para abrigar os polinizadores.

Localizado no almoxarifado central da Prefeitura de Bauru, o hotel e as hortas podem ser visitados por crianças em fase escolar mediante agendamento prévio.

Mas pra quê serve?

As frutas e verduras do projeto são cultivadas sem o uso de agrotóxicos. Portanto, foi preciso encontrar uma alternativa natural para proteger a horta das pragas.

Uma praga que afeta muito a couve, por exemplo, é o pulgão, cujo predador natural são as joaninhas. Pensando nisso, o hotel foi desenvolvido para atrai-las e fazer com que comam os pulgões.

Além de proteger a horta, os insetos ajudam na polinização, ou seja, “semeiam” outros locais, fazendo com que mais alimentos nasçam. Uau!

hotel para insetos
Foto: Reprodução/Prefeitura de Bauru

Os alimentos orgânicos impactam diretamente na saúde dos bauruenses de forma positiva. Por isso, o projeto também tem como foco incentivar a criação de mais hortas e o consumo dessas frutas e verduras livres de defensivos agrícolas.

Quem diria que um hotel para insetos traria benefícios à alimentação dos bauruenses, não é? Vamos respeitar a biodiversidade e não matar os bichinhos!

O Projeto Cemeia faz parte do Programa Agricultura Urbana e é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com as Secretarias de Educação e Administração.

EDIT: 17/02/2020

A partir dessa semana, o hotel conta com mais um tipo de abelha: Jataí Amarelas.

Elas produzem mel com odor agradável e foram doadas pelo meliponicultor Everton Pereira.

Além de serem uma nova atração para os visitantes, também ajudarão na polinização das hortas!


Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui