As eleições municipais 2020 acontecem no próximo domingo (15) com a escolha de prefeitos e vereadores de 5.568 cidades do Brasil, incluindo nossa Bauru maravilhosa.

Especialistas como sanitaristas, biólogos, infectologistas, epidemiologistas, físicos, entre outros foram consultados pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Congresso Nacional e estimaram que em novembro o número de novos casos de COVID-19 em grande parte do Brasil já estaria em decréscimo ou estabilizado em níveis baixos, sem tendência de crescimento exponencial. Por isso, concordaram em adiar em algumas semanas a data das eleições municipais de 2020, originalmente marcadas para o mês de outubro de 2020. O segundo turno, se necessário, será no dia 29 de novembro.

Alguns ajustes foram feitos através de um Plano de Segurança Sanitária para que tornasse a votação mais segura possível para todos os envolvidos nas eleições, tanto os eleitores quanto os mesários. Confira as informações abaixo de acordo com o portal Agência Senado e a Justiça Eleitoral.

Plano de Segurança Sanitária

  1. Ampliação do horário de votação e horário preferencial: Para reduzir aglomerações e distribuir o fluxo de eleitores, o tempo de votação aumentou em uma hora, das 7h às 17h do dia 15. Os idosos têm horário preferencial, das 7h às 10h.
  2. Convocação, treinamento e trabalho dos mesários: Foi recomendado que se evite a convocação de pessoas com mais de 60 anos para trabalharem como mesários. Os mesários convocados serão treinados, de forma virtual por meio de um aplicativo, sobre os protocolos sanitários adotados para o dia da votação.
  3. Medidas de proteção pessoal e de distanciamento:
    • Para proteção dos mesários, a Justiça Eleitoral irá fornecer máscaras de proteção facial para serem substituídas a cada 4 horas; viseiras plásticas; álcool em gel de uso individual; álcool 70% para higienização das superfícies e o distanciamento mínimo de um metro entre mesários e eleitores.
    • Já para a proteção dos eleitores, a Justiça Eleitoral irá fornecer álcool em gel para que o eleitor higienize as mãos antes e depois de votar; fornecer canetas higienizadas para os eleitores que precisarem; fornecer álcool 70% para higienização das superfícies; estabelecer distanciamento de um metro nas filas; reduzir os pontos de contato entre eleitores e mesários; orientar os eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com COVID-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição a não comparecer à votação, permitindo a posterior justificativa da ausência de voto por esse motivo; é obrigatório o uso de máscaras; os eleitores devem levar a própria caneta e exibir o documento de identificação oficial com foto à distância.
  4. Dispensa da biometria: a identificação biométrica será desabilitada e substituída pela apresentação do documento oficial com foto junto a assinatura do eleitor. Um estudo identificou que o uso da biometria torna a votação mais demorada.
  5. Organização do fluxo de votação: o passo a passo do eleitor dentro da seção eleitoral foi modificado para minimizar o contato entre eleitores e mesários. Assim, o eleitor passará apenas uma vez pela mesa dos mesários. Confira abaixo como ficou o fluxo para as eleições 2020:
eleições bauru 2020
O fluxo de votação foi alterado devido a pandemia do coronavírus. Imagem: Plano de Segurança Sanitária/ TSE/ Reprodução

Voto seguro: dicas finais

Para os eleitores que possuem biometria cadastrada, não haverá identificação biométrica em 2020, portanto, leve com você uma caneta.

Se você tiver o aplicativo e-Título, versão digital do título de eleitor, fica mais fácil de se identificar para os mesários. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e Apple Store. Se você já tiver feito o cadastro biométrico, o seu e-Título virá com a sua foto, o que facilitará a identificação na hora do voto. Caso ainda não tenha feito o cadastramento biométrico, não constará sua foto no e-Título, o que o obrigará a levar outro documento oficial com foto para se identificar no dia da votação. Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você recue um pouco e abaixe brevemente a máscara.

O seu local de votação pode ter mudado. Verifique se o seu local ainda é o mesmo através do site do TSE neste link. É só digitar seu nome ou número do título de eleitor ou o CPF, sua data de nascimento, nome da mãe e você já poderá consultar o local correto. Aqui em Bauru, os eleitores de dois locais de votação irão votar em outras unidades. Por isso é necessário verificar o seu local antes de ir às urnas.

Se você teve febre ou foi diagnosticada com Covid-19 14 dias antes da votação, fique em casa. Você poderá justificar seu voto das 7h às 17h direto pelo aplicativo e-Título no dia da votação ou presencialmente em qualquer lugar de votação com seu documento com foto, requerimento de justificativa e título de eleitor. Depois do dia da eleição, caso ainda não tenha justificado, você deverá fazer por meio do sistema do TSE até 60 dias após as eleições. Confira o passo a passo e todas as informações AQUI.

Mantenha sempre a distância de outros eleitores no dia da votação, bem como dos mesários.

A votação seguirá a seguinte ordem: primeiro os cinco números para vereador e em seguida os dois números para a chapa prefeito e vice-prefeito. Lembre-se de levar a sua “colinha” com os números dos seus candidatos. Confira nas imagens abaixo o exemplo da tela após a votação para vereador e prefeito no simulador de voto do TSE:

Não se esqueça de levar sua caneta, seu documento com foto e use sua máscara o tempo todo.

Exerça seu direito de voto com responsabilidade e segurança! Bom voto 🙂


Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui