Participar de um processo seletivo é algo comum na carreira de muita gente. No entanto, apesar de ser uma experiência frequente no mercado de trabalho, passar por uma entrevista de emprego pode ser desafiador. Afinal, diante de uma oportunidade profissional existe todo um caminho no qual você será testado e avaliado, além de concorrer com outras pessoas.

A psicóloga e coordenadora de gestão de pessoas Luciana Ricco explica que as empresas passaram a adotar a prática de avaliar seus candidatos de forma mais elaborada como uma garantia de que eles estejam aptos a ocupar a vaga anunciada.

Já que cada atividade possui um perfil desejado, o processo seletivo atua com ferramentas específicas para conhecer os atributos de cada pessoa. “Nós avaliamos para identificar quais características compõem este candidato e, diante destas características, verificar se elas atendem o que a gente espera em uma determinada função”, conclui Luciana.

Não é incomum encontrar pessoas que ficam nervosas ao viver este momento. Receber aquela ligação ou email da empresa marcando uma entrevista geralmente é empolgante, sabemos. No entanto, não raro esta alegria inicial logo dá lugar a tantas preocupações. Como convencer o entrevistador de que sou o candidato mais qualificado? Como me destacar no meio de tantos concorrentes? Será que estou preparado? Perguntas como estas podem atormentar a cabeça de qualquer um prestes a tentar conquistar um emprego.

entrevista de emprego
É importante estar preparado neste momento tão decisivo para a sua carreira profissional. Foto: Pixabay/rawpixel

Se você é do tipo de pessoas que de tão nervoso chega a perder noites de sono pensando em uma entrevista, saiba que existem diversas dicas para que esta fase seja mais tranquila e suas chances de ser o selecionado aumentem. Na matéria de hoje, trouxemos 5 dicas contadas pela Luciana para você se dar bem em uma entrevista de emprego. Confira a seguir.Conheça a empresa


1 – Conheça a empresa

Pesquise, entenda o propósito da empresa e qual a sua missão. O que eles estão buscando? Quais são as funções executadas por esta vaga e como minhas habilidades se destacam dentro desta oportunidade? Tendo em mente estas informações você poderá aproveitar melhor o pouco tempo que possui em uma entrevista para focar no que realmente interessa aos entrevistadores.


2 – Diga somente a verdade

Algumas pessoas podem acabar exagerando na hora de falar sobre as suas experiências e qualidades. Isso pode acontecer por uma preocupação excessiva, ou mesmo por medo. No entanto, você não pode se esquecer de que o entrevistador é um especialista em avaliar pessoas e, com sua vivência, pode perceber alguma inconsistência em sua fala ou currículo. Isso pode gerar uma situação complicada, bem como a perda da credibilidade no que você diz.


3 – Não se atrase!

Pontualidade é uma das virtudes mais buscadas pelos contratantes. Isso porque ela diz muito sobre o comprometimento e a responsabilidade que o candidato possui. Se por algum motivo você atrasar ou tiver que adiar o horário agendado, é importante avisar a empresa com antecedência para que um novo seja marcado. Além disso, só aceite participar de uma entrevista se você realmente tiver disponibilidade de tempo.

Entrevista de emprego
As dicas da Luciana podem ajudar você a se destacar Foto: Pexels/rawpixel


4 – Demonstre interesse

Sim, você estará sendo entrevistado e avaliado. No entanto, esta também é uma boa oportunidade para você descobrir mais sobre a empresa e a vaga. Se você possui alguma dúvida, não tenha medo em perguntar. Além de esclarecer alguma possível questão, esta atitude denota interesse e postura.


5 – Cuidado com os adjetivos

Não é raro o entrevistador querer escutar a respeito das qualidades e defeitos de um candidato. Neste momento, é importante não se definir apenas com adjetivos como “ansioso” e “perfeccionista”. Afinal, estas são características comuns para muitas pessoas. Em que momentos você é ansioso? Como o seu perfeccionismo influencia no dia a dia? Explicar suas próprias facetas demonstra segurança, faz com que a entrevista flua melhor e evita mal entendidos.

Agora que você conheceu algumas dicas essenciais para uma boa entrevista de emprego e está mais preparado, que tal dar um passo adiante e encontrar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho? Aqui na Solutudo Bauru você conta com diversas oportunidades de emprego e ainda pode cadastrar o seu currículo para garantir que as empresas o recebam. Tudo de forma simples e prática. Confira!

Fonte: Luciana Ricco, Psicóloga, especialista em Recursos Humanos e Coordenadora de Gestão de Pessoas


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui