O hip hop é um movimento cultural que une música, dança e ação social. Assim, surgiu no Bronx, gueto de Nova Iorque, nos Estados Unidos, com a influência de estilos musicais de origem negra, como o funk, RnB, blues, rock, reggae e jazz. Dessa forma, alcançou o Brasil no final de década de 1970 nas grandes capitais, especialmente em São Paulo.
E, também nessa época, chegou na Cidade Sem Limites. “Bauru tem uma ligação histórica com o Hip Hop. O movimento vem para a cidade também por meios dos trilhos de trem. Então, quando nós conseguimos o espaço da Estação Ferroviária para a Casa do Hip Hop, foi muito simbólico”, afirma Renato Magú, coordenador do Acesso Popular, instituição que dirige a Casa do Hip Hop, o Ponto de Cultura Acesso Hip Hop e o Centro Cultural Acesso Popular.
Dessa forma, Magú pontua que, no início dos anos 2000, as atividades em Bauru deixaram de ser isoladas, e o município passou a organizar um movimento sociocultural. “E aí surge o Núcleo Cultural Quilombo do Interior, a primeira organização não governamental (ONG) do país voltada somente ao Hip Hop, o que é um fato muito interessante da nossa cidade”, ressalta.
o Núcleo Cultural Quilombo Interior foi a primeira organização não governamental (ONG) do país voltada somente ao Hip Hop, o que é um fato muito interessante da nossa cidade
Renato Magú, coordenador do Acesso Popular, instituição que dirige a Casa do Hip Hop, o Ponto de Cultura Acesso Hip Hop e o Centro Cultural Acesso Popular
O Quilombo do Interior funcionou até 2005 e, em 2006, foi fundado o Instituto Acesso Popular com o objetivo de expandir as ações, englobando, além da cultura, a educação e a política. “Assim, nós trabalhamos não só com o aspecto artístico, mas com o ser humano como um todo”, explica Renato, que acrescenta que o Acesso Popular, então, é um “guarda-chuva” que inclui outros movimentos sociais.
Semana do Hip Hop em Bauru
Diante desse cenário, o Acesso Popular é mantenedor do Ponto de Cultura Acesso Hip Hop. “Fomos reconhecidos como ponto de cultura em 2011, criamos a Semana do Hip Hop e a Casa do Hip Hop no mesmo ano”, relata Renato Magú.
O coordenador do projeto informa que a Semana do Hip Hop de Bauru foi reconhecida como o maior evento 100% gratuito de hip hop da América Latina. As centenas de atividades repercutem não apenas na cidade, mas no país por conta da mobilização e da participação de diversos artistas.
A Semana do Hip Hop de Bauru foi reconhecida como o maior evento 100% gratuito de hip hop da América Latina
Dessa forma, os grafites, as exposições e as rodas de conversa que antes aconteciam na Estação Ferroviária agora acontecem na sede do Acesso Popular.
Além das atividades que o Acesso Popular promove e dos coletivos que estão agregados nesse espaço, Renato Magú explica que a cena do hip hop em Bauru é espalhado, tendo em vista que existem outros coletivos e pessoas realizando trabalhos por toda a cidade, a exemplo das batalhas de rima. “Existe um coletivo muito forte que é o Bauru Breakers Crew, que representa a cidade pelo país e pelo mundo. Bauru também é um berço de grafiteiro! E a cidade ainda precisa de políticas culturais de fomento à periferia, à juventude e às culturas negras para garantir que esses artistas sigam por aqui e incentivem outras pessoas a criar também”, observa Renato.
A Semana do Hip Hop não foi organizada nos últimos dois anos por causa da paralisação de todas as ações em decorrência da pandemia.
Mas Renato Magú é categórico: “Ano que vem nós vamos comemorar a décima edição do evento, que vai ser o maior de todos! Em novembro de 2022, a semana do hip hop está garantida!”.
Ano que vem nós vamos comemorar a décima edição do evento, que vai ser o maior de todos! Em novembro de 2022, a semana do hip hop está garantida!
Renato Magú, coordenador do Acesso Popular, instituição que dirige a Casa do Hip Hop, o Ponto de Cultura Acesso Hip Hop e o Centro Cultural Acesso Popular
LEIA TAMBÉM
- Orgulhos de Bauru: Como era andar de trem na cidade?
- 8 artistas bauruenses para você conhecer
- Tatuadores bauruenses se destacam e conquistam prêmios nacionais
- Espetáculos presenciais de música e cinema estão de volta no Sesc Bauru
- Conheça a história do Teatro Municipal de Bauru
Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!
Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!
E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.