Estamos vivendo hoje mais uma onda de contaminação da Covid-19, principalmente devido a variante Omicron, que se espalha mais rapidamente do que as anteriores.
A boa notícia é que a população mundial vacinada contra esse vírus não está desenvolvendo sintomas graves da doença. Mais do que antes, podemos afirmar que a vacina salva vidas!
Uma das preocupações que atingia as autoridades era a transmissão entre crianças, que tendem a ser assintomáticas e, por isso, acabam disseminando mais a doença, mas esse também já é um obstáculo em processo de resolução.
De forma simbólica, a vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos contra a covid-19 começou na sexta-feira passada (14/01) no Brasil. O menino indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer no Estado de São Paulo. Com isso, os Estados começaram o cronograma de distribuição da vacina, e as cidades o cronograma de vacinação.
Vacinação em Barra Bonita
A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barra Bonita informou que, nesta sexta-feira, 21 de janeiro, no horário das 08h às 11h, acontecerá a vacinação contra a Covid-19 das crianças com idade entre 5 e 11 anos com comorbidade.
Nessa primeira etapa serão aplicadas 126 doses em crianças com Comorbidades e 14 PCD, que totalizam 140 doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Os demais dias para a continuação do programa de imunização ainda será divulgado pela imprensa municipal.
Agendamento para crianças com comorbidades
Os pais ou responsáveis legais de crianças portadoras de comorbidades, doenças e PCD devem realizar o agendamento presencialmente junto ao Centro Cultural Profª Célia Stanguerlin (mesmo local onde está ocorrendo a vacinação desde o início da pandemia).
Para garantir a imunização no dia 21 de janeiro, deve fazer o agendamento até as 15h de hoje (20 de janeiro). Mas isso não quer dizer que a criança perderá a vacina: outros dias ainda serão programados.
O agendamento é necessário para que essas crianças tenham prioridade no calendário de imunização infantil.
Comorbidades
Para comprovação da comorbidade, o responsável deve fazer o agendamento com os seguintes documentos em mãos:
• CPF ou Cartão SUS do menor
• Comprovante de Endereço
• Relatório, Prescrição, Laudo ou Atestado Médico que comprove a doença. Caso não tenha, procure pelo seu médico. Vide lista de doenças abaixo:
Insuficiência cardíaca (IC)
Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial – estágio 3
Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
Doença Neurológica Crônica
Doença renal crônica
Imunocomprometidos (pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
Obesidade mórbida IMC ≥ 40
Cirrose hepática
Diabetes Mellitus
Síndrome de Down
Presença do responsável
A criança deve obrigatoriamente estar acompanhada pelo pai, mãe ou pessoa responsável. Caso o responsável não possa comprovar legalmente seu papel, deve apresentar o Termo de Assentimento assinado pelos pais. A prefeitura disponibilizou modelo no link: https://drive.google.com/file/d/1RJbnBTHwBhk1uocUo37wqUQW62Ol3awo/view?fbclid=IwAR2T6stUblmdkXTjdl8SII7YvvoJrIdXzQm_6tU0Q294qOrUqNLW2oaRogM