Todos podemos exercer um papel de liderança em nossa comunidade, basta nos unirmos e usarmos as ferramentas que temos ao nosso favor. Essa é a premissa do projeto Jornalismo Comunitário, promovido pela ONG Terra Brasilis que é liderada por Marcelo Cavinato.
Administrador que desbrava a política, o ativismo ambiental, a cultura e a comunicação. Cavinato deu início ao projeto da ONG por meio do apoio da CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A ONG
A missão da ONG Terra Brasilis é lutar em defesa do meio ambiente, promover a cultura e desenvolver projetos ao lado de organizações que também lutam por estes temas. E a oficina de Jornalismo Comunitário nasceu com o objetivo de executar a missão da ONG de forma orgânica, compartilhada à comunidade.
“Todos temos em mãos a maior ferramenta de comunicação que existe hoje, o celular. Nossa missão é ensinar os jovens a utilizar as ferramentas do celular, da internet e das mídias sociais para ganharem voz e serem fiscais de seu bairro e de sua cidade, promovendo o jornalismo feito pela comunidade“, explica Marcelo Cavinato.
CAUSAS
A ONG trabalha hoje com três focos principais:
– Luta pela preservação das árvores urbanas e pelo cumprimento da Lei do Código de Postura da Lei Orgânica do município. Cada árvore sacrificada deve ser justificada com laudo técnico e ter uma nova árvore plantada, além de cada casa ter o dever de ter sua planta.
– Luta pelo Parque Ecológico Orlando Ometto e pelo cuidado e recuperação da área.
– Projeto Majestades Anônimas: os jovens da oficina de Jornalismo Comunitário promovem entrevistas com pessoas importantes de seus bairros, que não são conhecidas mas que merecem ter destaque por suas histórias.
ATIVIDADES
Hoje, a ONG conta com aproximadamente 100 jovens que participam das atividades, da faixa etária de 12 a 17 anos.
As atividades ainda não acontecem em local próprio e fixo. Por isso, a ONG depende de parceiros e apoiadores. Em 2021, o Ideal Ponte Clube cedeu o local. E, atualmente, a parceria é com a Igreja Santo Antônio, onde utilizam o espaço comunitário das igrejas adjacentes.
As aulas de Jornalismo Comunitário acontecem aos sábados, a partir das 9h, no salão comunitário da Igreja Santo Afonso, no bairro Nova Barra.
Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Barra Bonita? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!
Jornalismo Cidadão Salva!!