Tudo começou quando o casal, Isac Rodrigues dos Santos e Silvia Rodrigues dos Santos, passou por dificuldades e precisou da ajuda de amigos. Isso foi há cerca de 6 anos, e os levou a pedir alimentos em frente aos supermercados da cidade com uma carriola.

Já no primeiro dia, a quantidade de alimentos arrecadados foi maior do que a necessidade do casal e, logo, distribuíram as doações para mais famílias. Perceberam então que poderiam fazer muito mais, e começaram o projeto “Quilo do Amor”.

Nasce uma causa

As campanhas de arrecadação de alimentos cresceram muito rápido. Isac nos contou que em menos de 2 meses “na frente do supermercado” eles passaram a promover as passeatas, passando por bairros da cidade para arrecadar alimentos da comunidade.

A ação de rua fez surgir mais demandas e mais iniciativas, fazendo com que o nome do projeto mudasse para Juntos Por Uma Causa.

A missão agora vai além de matar a fome dos mais necessitados: o projeto Juntos Por Uma Causa passou a olhar também aos dependentes químicos vulneráveis e também a realizar mais ações.

Ações

A ação mais conhecida do projeto é a passeata. Acompanhados de um trio elétrico e de alguns carros, um pequeno grupo de voluntários passam pelas ruas da cidade em busca de alimento e doações de roupas. O trio movimenta a cidade, empolga as crianças e incentivam as doações.

Além do trio, eles promovem o Varal Solidário. A ação consiste na instalação de uma “barraca” nos bairros mais pobres da cidade, e é feita a distribuição das roupas arrecadadas.

Para ajudar os dependentes químicos vulneráveis da cidade, há o encaminhamento dessas pessoas para casas de recuperação, além de parte das arrecadações também irem para essas instituições. Atualmente, a casa de recuperação Sítio Com Deus é parceira do projeto Juntos Por Uma Causa.

Apoio de amigos

Durante a entrevista, Isac nos contou que o projeto não recebe ajuda ou apoio do poder público ou de empresas privadas. Para custear o aluguel do trio elétrico o casal promove rifas e também contam com doação de amigos. Outros custos, como de gasolina, são por conta do casal e dos voluntários.

Expansão para outras cidades

“Há pessoas com fome em todos os lugares”, disse Isac. Por isso, ele e a esposa também começaram a promover estas ações em outras cidades, como Jaú, Bariri, Igaraçu do Tietê, Macatuba, entre outras.

Recentemente, o projeto Juntos Por Uma Causa chegou à Santa Cruz do Rio Pardo, cidade onde a Silvia está hoje a trabalho. A Ju, repórter da célula do Solutudo lá em Santa Cruz, escreveu sobre como foi a chegada do projeto lá, você pode ler a matéria dela aqui.

Dignidade

Perguntamos para Isac o que ele acha que precisa ser feito aqui na cidade referente a essas causas que eles defendem. Isac disse prontamente:

“acredito que falta na cidade um projeto como o Bom Prato, para pessoas de baixa renda poderem ter ao menos uma refeição digna no dia.”


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Barra Bonita? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Quer sugerir uma pauta? Envie para o nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui